Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

"Casos graves são cada vez mais graves. Doentes são cada vez mais jovens"

Declarações do médico intensivista do Hospital de São João, no Porto.

"Casos graves são cada vez mais graves. Doentes são cada vez mais jovens"
Notícias ao Minuto

15:54 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O médico intensivista do Hospital de São João, no Porto, Roberto Roncon afirmou, esta segunda-feira, em declarações à RTP3, que “os casos mais graves são cada vez mais graves, ou seja, os doentes admitidos em Cuidados Intensivos, com formas de extrema gravidade por Covid-19, apresentam uma taxa de mortalidade maior”.

Além disso, de acordo com o especialista, os doentes internados são “cada vez mais jovens”.

“Assumindo que estamos a ter mais doentes com a variante Delta, que é o mais provável porque é aquela que está a circular neste momento na população portuguesa, aquilo que nós temos vindo a assistir é um aumento dos quadros da gravidade e um aumento da mortalidade, apesar de todos os esforços terapêuticos, e estamos a falar doentes cada vez mais jovens”, explicou Roberto Roncon.

Na região Norte, segundo o profissional de saúde, a pressão ainda é sentida de forma diferida, relativamente a Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e ao Algarve. No entanto, como salientou Roberto Roncon na entrevista dada hoje, este tipo de situações são dinâmicas, ou seja, “daqui a duas semanas, o Norte pode estar igual ou pior”.

“Nesta última semana [no Norte] sentimos o acelerar das admissões, nomeadamente nos Cuidados Intensivos e das referenciações para ECMO, por Covid-19 grave”, realçou.

Leia Também: AO MINUTO: Mais de 700 internados em Portugal; Incidência nos 315,6 casos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório