Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

"Coragem e prontidão". PSP salva homem na estação ferroviária de Algés

Cidadão de 27 anos transpôs as grades que ladeiam a via e deslocou-se para a linha férrea.

"Coragem e prontidão". PSP salva homem na estação ferroviária de Algés
Notícias ao Minuto

15:34 - 12/07/21 por Notícias ao Minuto

País PSP

Agentes do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial de Oeiras, salvaram, no passado dia 5 de julho, pelas 19 horas, um homem de 27 anos de idade na estação ferroviária de Algés. 

No âmbito da operação 'Verão Seguro', os polícias situavam-se perto do local, quando "visualizaram o homem a transpor as grades que ladeiam a via ferroviária de Algés e a deslocar-se para a linha férrea", explica a PSP numa nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Em seguida, e antes que os polícias pudessem intervir, "o cidadão foi embatido por uma composição ferroviária que ali passou". Os PSP correram para o local, "transpuseram o gradeamento no sentido de alcançarem a vítima e de a socorrerem"

O homem estava ferido e "sem qualquer capacidade de locomoção" devido a uma fratura exposta

E viveram-se momentos de pânico: "Os Polícias tinham de sair da via férrea pelo perigo a que todos estavam expostos, dado que a composição que colheu o cidadão não parou e outra se aproximava deles a grande velocidade", é ainda explicitado. 

Em "perigo iminente" os agentes, "através da força física de ambos", retiraram a vítima da linha ferroviária, transpuseram a vedação e transportaram-no para a Avenida da India. Aqui, e já em segurança, foram prestados os primeiros socorros até à chegada dos meios de socorro entretanto acionados

A PSP destaca ainda que, quando a composição ferroviária passou no local, "a vitima já tinha sido retirada da linha, o que se não tivesse acontecido com a rapidez, teria tido consequência trágicas".  

Com ferimentos na cabeça e nos membros inferiores, o homem foi transportado para o Hospital "já fora de perigo".

A nota termina com um elogio à "célere" ação dos polícias, assim como à "coragem, sangue frio, prontidão e risco para as próprias vidas, que permitiram salvar um cidadão de um fim trágico."

Leia Também: Seis pessoas detidas nos acessos às praias de Santo Amaro e Algés

Recomendados para si

;
Campo obrigatório