Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Acidente no metro da Praça de Espanha? "Responsabilidade distribuída"

Câmara Municipal de Lisboa revelou relatório ao incidente ocorrido em setembro de 2020 no Parque Urbano da Praça de Espanha.

Acidente no metro da Praça de Espanha? "Responsabilidade distribuída"
Notícias ao Minuto

17:36 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A responsabilidade do incidente que aconteceu em setembro de 2020 e que afetou o metropolitano da Praça de Espanha é "distribuída pelas várias entidades envolvidas - dono da obra (SRU/CML), o Metropolitano de Lisboa, o projetista, o revisor do projeto, o empreiteiro e a fiscalização". Esta é a conclusão presente no relatório ao ocorrido, divulgado esta sexta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa. 

O documento foi entregue à vereação, conforme foi anunciado pelo autarca, Fernando Medina, numa das últimas reuniões do executivo. A averiguação foi "levada a efeito por uma Comissão de Inquérito criada por despacho do presidente da CML a qual foi integrada por elementos da Ordem dos Engenheiros, da Câmara Municipal de Lisboa e do Metropolitano de Lisboa".

A missão foi "apurar as circunstâncias em que ocorreu o referido acidente que provocou danos na infraestrutura do Metropolitano de Lisboa", sendo que a responsabilidade foi, assim, "distribuída". 

A comissão criada deixa ainda recomendações, referindo que em obras "que tenham interferência com infraestruturas enterradas" devem ser feitos, "na fase de projeto", levantamentos com sondagens, e que nas zonas de potenciais conflitos com infraestruturas enterradas, os empreiteiros devem ter particulares cuidados quando usam técnicas de escavação e demolição de elementos.

Leia aqui o relatório na íntegra

Notícias ao Minuto Desabamento na Praça de Espanha em setembro de 2020© Global Imagens

Recorde-se que a circulação na Linha Azul do Metro de Lisboa foi interrompida na sequência de um desabamento que afetou a estação da Praça de Espanha. Houve quatro feridos a registar.

Fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) indicou ao Notícias ao Minuto, na altura, que na base do desabamento terão estado as obras que estavam a ser realizadas no local. O teto abateu e que a circulação ficou interrompida entre S. Sebastião e Praça de Espanha.

Fernando Medina classificou, então, a perfuração indevida, que provocou a queda de parte da laje do túnel do metropolitano na Praça de Espanha, como um "erro grosseiro". O autarca assegurou ainda que o incidente "decorre da responsabilidade de uma obra da Câmara".

[Notícia atualizada às 17h46]

Leia Também: Já abriu o novo espaço verde em Lisboa com mais de mil árvores plantadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório