Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Janssen contraindicada para quem já teve síndrome de transudação capilar

Foram revistos três casos em pessoas vacinadas com o fármaco da Janssen "ocorridos dois dias após vacinação". Nenhum destes ocorreu em Portugal.

Janssen contraindicada para quem já teve síndrome de transudação capilar
Notícias ao Minuto

18:02 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto

País Infarmed

A Agência Nacional do Medicamento (Infarmed) publicou, esta sexta-feira, dia 9 de julho, uma circular informativa onde dá conta de que a vacina da Janssen para a Covid-19 é contraindicada em pessoas com história de síndrome de transudação capilar

Na nota, a autoridade esclarece que o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), "recomendou que pessoas que já tiveram síndrome de transudação capilar (STC) não devem ser vacinadas com Covid-19 Vaccine Janssen", sendo que foram revistos três casos de STC em pessoas vacinadas com Janssen "ocorridos dois dias após vacinação". 

Um desses casos, é ainda apontado, "tinha história de STC e dois destes tiveram desfecho fatal". Nenhum destes casos ocorreu em Portugal, assegura o Infarmed.

O que é a síndrome de transudação capilar? 

A Autoridade nacional para o medicamento aclara que a síndrome de transudação capilar é "uma doença grave, mas muito rara". Esta "causa extravasão de fluidos de pequenos vasos sanguíneos (capilares) para os tecidos circundantes, resultando em edema, principalmente nos braços e pernas, pressão arterial baixa, espessamento sanguíneo e diminuição dos níveis de albumina."

As pessoas inoculadas contra a Covid-19 com a vacina da Janssen devem "procurar assistência médica imediata se experienciarem edema súbito dos braços e pernas ou aumento repentino de peso nos dias seguintes à vacinação".

Quais as recomendações para o público? 

Perante esta questão, o Infarmed deixa um conjunto de recomendações aos portugueses sobre o que deverão fazer. 

São elas: 

  • "A probabilidade de STC ocorrer é muito baixa, mas deve estar alerta para os seus sintomas caso seja necessário tratamento médico imediato de forma a evitar complicações;
  • Se souber que teve previamente STC, não deverá tomar esta vacina;
  • Procure de imediato assistência médica se tiver os seguintes sintomas, nos dias subsequentes à inoculação da vacina, que podem ocorrer em conjunto com uma sensação de desmaio (devido à diminuição da pressão arterial):
    - Inchaço repentino dos braços e pernas
    - Aumento súbito de peso."

Leia Também: Nova reunião no Infarmed agendada para o dia 27 deste mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório