Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PGR. Detenção de Filipe Vieira pretende "acautelar a prova" e evitar fuga

PGR confirmou a detenção de quatro pessoas e adiantou que "previsivelmente no decurso do dia de amanhã" decorrerá o primeiro interrogatório judicial. Em causa estão "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros".

PGR. Detenção de Filipe Vieira pretende "acautelar a prova" e evitar fuga
Notícias ao Minuto

17:10 - 07/07/21 por Notícias ao Minuto

País PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou, esta quarta-feira, que foram detidas "quatro pessoas, dois empresários, um agente desportivo e um dirigente desportivo", que serão Luís Filipe Vieira, Bruno Macedo, José António dos Santos, também conhecido como 'Rei dos Frangos', e o filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira.

Em comunicado, o órgão superior do Ministério Público esclarece que as detenções, tendo em conta os "indícios já recolhidos", têm como objetivo "acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso".

Tal como era esperado, a PGR confirma também que os detidos  serão presentes, "previsivelmente no decurso do dia de amanhã", a primeiro interrogatório judicial "com vista à aplicação, considerando a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, de medidas coação diferentes do termo de identidade e residência".

No processo, adianta também a PGR, investigam-se "negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades".

Em causa estão factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente e suscetíveis de integrarem a prática, entre outros, de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal cuja investigação se encontra a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foram cumpridos hoje "cerca de 45 mandados de busca, abrangendo instalações de sociedades, domicílios, escritórios de advogados e uma instituição bancária. Estas buscas decorrem nas áreas de Lisboa, Torres Vedras e Braga".

No cumprimento dos mandados, participaram 66 Inspetores Tributários, nove elementos do Núcleo de Informática Forense, quatro magistrados do Ministério Público, três juízes de Instrução Criminal e 74 polícias da PSP.

"O inquérito encontra-se em segredo de justiça", concluiu a referida nota.

Leia Também: Direção do Benfica vai reunir-se de emergência após detenção de Vieira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório