Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Rogério Cação: Ministra lamenta perda de "referência do setor social"

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lamentou hoje a morte do presidente da Confederação Cooperativa Portuguesa, Rogério Cação, considerando que o país perdeu uma "referência do setor social e solidário".

Rogério Cação: Ministra lamenta perda de "referência do setor social"
Notícias ao Minuto

14:03 - 06/07/21 por Lusa

País Óbito

"Hoje perdemos uma grande referência do nosso setor social e solidário", afirmou Ana Mendes Godinho, citada numa nota de imprensa do ministério, endereçando condolências à família e aos amigos.

Segundo a governante, Rogério Cação "colocou sempre os valores da cooperação e da solidariedade em primeiro lugar, adepto do diálogo, do bom humor e intercooperação com todos".

O vereador da CDU na Câmara de Peniche e dirigente de várias organizações nacionais ligadas à solidariedade social Rogério Cação morreu hoje aos 65 anos, informou o município.

Rogério Cação era presidente da Confecoop - Confederação Cooperativa Portuguesa, sendo o seu representante na Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Era também vice-presidente da Fenacerci - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, membro do Conselho Económico e Social e vice-presidente da Confederação Portuguesa de Economia Social.

O seu percurso pelas organizações de solidariedade social valeu-lhe a atribuição do grau de comendador da Ordem de Mérito, em 2010.

Em Peniche, era vereador da CDU na Câmara Municipal de Peniche, tendo sido o cabeça de lista nas eleições autárquicas de 2017, responsável pelo grupo de teatro da Universidade Sénior de Peniche, presidente da direção da Cercipeniche - Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão, presidente da Adepe - Associação para o Desenvolvimento de Peniche e presidente da mesa da assembleia da Acompanha - Cooperativa de Solidariedade Social.

Foi presidente da Assembleia Municipal de Peniche e membro do Conselho Nacional de Educação.

Natural de Peniche, Rogério Cação era licenciado em Pedagogia e Antropologia pela Escola Superior de Educação de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, respetivamente, e foi professor de Educação Especial, encontrando-se aposentado destas funções.

Leia Também: Morreu Rogério Cação, vereador há décadas ligado à solidariedade social

Recomendados para si

;
Campo obrigatório