Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Governo quebrou consenso social e político no combate à Covid, acusa CDS

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou hoje o Governo, chefiado pelo socialista António Costa, de ter quebrado o consenso social e político no combate à pandemia.

Governo quebrou consenso social e político no combate à Covid, acusa CDS
Notícias ao Minuto

20:32 - 05/07/21 por Lusa

Política rancisco Rodrigues dos Santos

"A nível nacional, eu gostaria de dizer a António Costa, que agora regressou de um mini-confinamento duvidoso, que o seu Governo -- não sei se se apercebeu -- quebrou o consenso social e político no combate à pandemia", afirmou Francisco Rodrigues dos Santos, no concelho de Pedrógão Grande (Leiria), onde esteve na apresentação de candidatos às eleições autárquicas.

Segundo o democrata-cristão, "ninguém compreende que o Governo aplique, rigorosamente, as mesmas medidas que aplicou há um ano, para circunstâncias completamente diferentes" daquelas que o país atravessa hoje.

"Se nós temos cada vez mais pessoas vacinadas, se a população mais vulnerável já está complementarmente vacinada, se a pressão sobre o SNS [Serviço Nacional de Saúde] é perfeitamente controlada e o número de mortos é baixíssimo, porque é que o Governo se impõe medidas tão restritivas que nos façam recuar tanto no plano de desconfinamento e que matam a nossa economia, utilizando uma matriz de risco que está desadequada ao perigo real da doença em Portugal?", questionou.

Francisco Rodrigues de Santos adiantou que, de acordo com dados conhecidos hoje, o país tem "metade do número de internamentos" que tinha há um ano e "10 vezes menos mortos", além de que hoje bateu "os recordes na União Europeia de número de vacinados por 100 mil habitantes".

Destacando que "número de infetados não é número de doentes", o centrista sustentou que "a defesa da saúde pública exige medidas firmes", mas Portugal não precisa de "medidas desproporcionais que destroem" a economia e "alimentam o medo dos portugueses".

Francisco Rodrigues dos Santos disse ainda não querer "um caminho de irresponsabilidade política, onde aqueles que deviam estar na linha da frente não dão a cara", lançando nova questão: "Como é que as medidas sanitárias, semana após semana, são anunciadas pela ministra [de Estado e da Presidência] Vieira da Silva e não pela ministra da Saúde, que se esconde e não tem coragem política de assumir a responsabilidade pelas medidas que o país adota semana após semana?".

"Continuamos à procura de uma justificação científica que possa dar algum crédito a esta fórmula seguida pelo Governo", afirmou, notando que, enquanto "outros países começam a encarar a pandemia e esta crise provocada pelo [novo] coronavírus como uma doença crónica", em Portugal recua-se "cada vez mais".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: Governo "está a decompor-se" e precisa "urgentemente de uma remodelação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório