Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Câmara do Funchal investiu quatro milhões em 28 novas viaturas

A Câmara do Funchal (CMF) investiu quatro milhões de euros na aquisição de 28 novas viaturas para vários serviços do município, entre 2017 e 2021, informou hoje a autarquia.

Câmara do Funchal investiu quatro milhões em 28 novas viaturas
Notícias ao Minuto

12:56 - 05/07/21 por Lusa

País Madeira

A nota divulgada pelo principal município da Regia Autónoma da Madeira adianta que estas viaturas foram colocadas ao serviço das Águas do Funchal, do Departamento de Ambiente, do Parque Ecológico do Funchal e dos Bombeiros Sapadores do Funchal.

"A aquisição mais recente, neste momento em curso, passa pelo reforço do Departamento Municipal de Ambiente com cinco novas viaturas de transferência de resíduos sólidos urbanos de 32 toneladas", é indicado na mesma informação.

No documento, o presidente da CMF, Miguel Silva Gouveia (coligação Confiança - PS, BE, PDR e Nós Cidadãos!), destaca "a importância deste tipo de investimento em veículos e equipamentos modernos para a cidade, que qualificam a capacidade de resposta municipal e garantem que é prestado um serviço de excelência à população, com impactos na sua segurança e na sua qualidade de vida".

O autarca sublinhou que o executivo municipal tem "concretizado um trabalho incansável e irrepreensível a este nível, que tem permitido canalizar para o concelho muitos milhões de euros, nas mais diversas áreas".

As novas viaturas têm características específicas para a transferência de resíduos sólidos urbanos, previamente compactados, de elevada capacidade, ou seja, viaturas para a transferência e transporte de resíduos em contentores fechados e abertos, que se destinam a operar entre a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal e a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, explica.

"Esta aquisição insere-se numa política de renovação da frota, neste caso orientada para a melhoria dos serviços de transferência de resíduos sólidos e a otimização dos circuitos, mas, ao mesmo tempo, para a eficiência energética e a redução dos níveis de emissões de gases poluentes para a atmosfera, substituindo viaturas com cerca de 20 anos, por viaturas mais evoluídas tecnicamente", argumenta Miguel Silva Gouveia.

Também refere os benefícios ao nível da poupança de combustível e a redução de emissões poluentes apresentam indicadores notáveis.

"A CMF estima, com as novas viaturas, uma redução anual no consumo por viatura superior a 3.000 litros, ou seja, 15 mil litros no total das cinco viaturas adquiridas", enfatiza.

Ainda no que concerne às emissões de gases poluentes (CO2), afirma que a diminuição é na ordem "de 16% por km".

"Segundo a estimativa dos serviços municipais, isto vai equivaler a uma redução anual nas emissões de CO2, por viatura, superior a oito toneladas, ou seja, de 40 toneladas no caso das cinco viaturas", complementa.

"Com este tipo de investimentos responsáveis, focados na modernização e na sustentabilidade, o município está a contribuir para a redução do impacto ambiental das suas atividades e a reduzir a sua pegada ecológica", conclui o presidente da Câmara do Funchal.

Leia Também: Covid-19: Madeira registou seis novos casos e tem 78 situações ativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório