Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Faro vai "certamente" recuar no desconfinamento

Autarca Rogério Bacalhau antevê "mais uma machada no turismo" e o aumento do desemprego no concelho.

Covid-19: Faro vai "certamente" recuar no desconfinamento
Notícias ao Minuto

11:33 - 05/07/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

O presidente da Câmara de Faro antecipa que o concelho algarvio, que já se encontra em alerta devido ao aumento de contágios pelo novo coronavírus, vá recuar no desconfinamento.

"O próximo Conselho de Ministros vai fazer com que no concelho de Faro e mais alguns concelhos do Algarve as restrições aumentem",  adiantou o autarca em declarações à TVI. 

Rogério Bacalhau prevê que Faro recue no desconfinamento, juntando-se assim a Albufeira e Loulé que já se encontra a vermelho.  "Vamos ter de fechar certamente a partir das 15h00 horas ao fim de semana. A par da questão sanitária, vai ser mais uma machadada no turismo e na região", disse, antecipando um verão como se fosse inverno e uma época baixa "ainda mais complicada". 

Descrevendo a situação económica no Algarve como "muito débil", Rogério Bacalhau prevê  que o desemprego aumente, sobretudo quando o verão acabar: "O número de pessoas a precisar de ajuda vai aumentar logo que passe o verão".

O presidente da Câmara apelou ainda a que todos, especialmente os mais jovens, que esta segunda-feira estão a começar a ser chamados para a vacinação, sejam vacinados. 

No último Conselho de Ministros, a ministra da Presidência afirmou que "o país está numa situação em que é necessário manter as regras, usar máscara, manter regras de etiqueta respiratória e higienização de mãos e se evitem aglomerados". "Não temos neste momento condições para considerar a pandemia controlada", disse Mariana Vieira da Silva, anunciando depois que 45 municípios do país (com risco elevado e muito elevado) ficariam sujeitos a limitação da circulação na via pública entre as 23h e as 5h00.

De acordo com o último relatório do  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), o Algarve é a região do país com o índice de transmissibilidade (Rt) mais elevado (1,28). Por outro lado, os Açores são a única região com um Rt abaixo de 1. 

Recorde aqui em que situação se encontra o seu concelho e a que regras está sujeito. 

Leia Também: AO MINUTO: Fim do isolamento de Costa; Infetados um em 10 mil vacinados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório