Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Nem tudo o que brilha é ouro'. Casa deslumbrante é armadilha para aves

Habitação está localizada nos Alpes suíços e tem gerado tantos elogios como críticas nas redes sociais.

'Nem tudo o que brilha é ouro'. Casa deslumbrante é armadilha para aves
Notícias ao Minuto

18:56 - 29/06/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Insólito

Uma casa localizada num pitoresco prado dos Alpes, em Gstaad, na Suíça, tem impressionado os internautas pela sua beleza e distinta arquitetura. Contudo, como diz o velho ditado, ‘nem tudo o que brilha, é ouro’ e a principal característica da moradia pode ser, na verdade, uma armadilha mortal para as aves que moram na região. Mas vamos por partes.

O sucesso da Mirage Gstaad, como se chama a casa, surgiu recentemente, depois da publicação de um vídeo nas redes sociais. O imóvel foi desenhado pelo artista norte-americano Doug Aitken e tem como principal particularidade ser coberta por espelhos, com o objetivo de refletir a bela paisagem dos Alpes, nas diferentes estações do ano e nas diversas horas do dia.

No Instagram é possível observar a estrutura a espelhar a relva verde no verão, os tons laranja no outono, as flores e as nuvens na primavera e a neve no inverno. Quando cai a noite, o encanto da casa é ainda maior.

Apesar da contemporaneidade dos espelhos, a casa foi inspirada nas tradicionais cabanas da zona oeste dos EUA.

A obra de arte, que está aberta a visitas, é apenas acessível a pé, após uma caminhada de 15 a 20 minutos, a partir das estações de comboio de Gruben ou Schönried, pois o estacionamento de carros é estritamente proibido nas imediações da casa.

De acordo com a revista de tecnologia New Atlas, a Mirage Gstaad é feita de madeira e aço, com acabamos em alumínio espelhado.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fig. (@fig_face)

Contudo, o sucesso da casa trouxe também alguns dissabores. Nos últimos dias, associações de defesa dos animais e especialistas em aves levantaram as suas vozes para expressar a sua preocupação com o design da obra.

Segundo estes, os pássaros não veem as paredes da casa, por serem espelhadas, e voam involuntariamente em direção a estas.

“É uma armadilha enorme para os pássaros. Se eu fosse rico compraria esta casa apenas para a deitar abaixo”, escreveu um dos internautas nas redes sociais.

Já Doug Aitken defendeu o projeto, garantindo que foram implementadas medidas para garantir que os pássaros veem o edifício.

Apesar disso, as críticas multiplicam-se, com muitos a dizer que as explicações do designer não são “convincentes” e que as medidas aplicadas não são suficientes para evitar a morte das aves.

Leia Também: Residência de estudantes: Como decorar o quarto e torná-lo mais seu

Recomendados para si

;
Campo obrigatório