A GNR detetou, na passada quinta-feira, uma descarga ilegal de efluentes, no concelho da Covilhã, depois de uma denúncia a dar conta da situação.
A queixa, segundo um comunicado da GNR enviado ao Notícias ao Minuto, foi efetuada por um cidadão que revelou que a empresa efetuava descargas ilegais para a linha de água.
Perante isto, os militares deslocaram-se ao local e constaram que uma indústria de transformação alimentar tinha feito uma descarga diretamente para o solo, através de uma lagoa de armazenamento, junto à linha de água ali existente, na Ribeira Caia, um afluente do Rio Zézere, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.
Na sequência desta ação, a GNR elaborou um auto de contraordenação que foi remetido para a Agência Portuguesa do Ambiente e para a Administração da Região Hidrográfica do Centro. A multa pode chegar aos 144 mil euros.
Na mesma nota, a GNR apela a que qualquer situação semelhante seja denunciada à Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente.