Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Como transportar (corretamente) a bicicleta no seu automóvel? GNR explica

Militares ajudam-no nesta 'tarefa'. Bicicletas devem ser levadas "sobre o tejadilho do veículo ou na retaguarda do mesmo".

Como transportar (corretamente) a bicicleta no seu automóvel? GNR explica
Notícias ao Minuto

15:47 - 26/06/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

Se costuma colocar a bicicleta no seu automóvel para ir praticar desporto (ou dar um passeio) ao ar livre, sabe que, por vezes, é difícil colocar todos os equipamentos no carro. Mas... e como o fazer da forma correta? 

Para esclarecer estas dúvidas, a Guarda Nacional Republicana (GNR) colocou uma publicação no Facebook onde explica que "o transporte de bicicletas, em automóveis ligeiros de caixa fechada, deve ser efetuado sobre o tejadilho do veículo ou na retaguarda do mesmo" em "suporte próprio, desde que não exceda as dimensões constantes da alínea c) do n.º 1 do artigo.º 13.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito".

E quais são? Conforme a alínea g) n.º 3 art.º 56.º do Código da Estrada, as dimensões não podem exceder os quatro metros de altura. Já no comprimento: "0,55 metros para a frente e 0,45 metros para a retaguarda do veículo, salvaguardando-se a correta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula". 

Os militares apontam ainda que, "segundo a alínea c) do nº 3 do artigo 56º do Código da Estrada", a carga transportada não pode, em momento algum, reduzir a visibilidade do condutor. 

Leia aqui na íntegra o Artigo 56.º do Código da Estrada sobre 'Transporte de Carga'. 

Leia Também: Quantas bicicletas foram exportadas pela UE em pleno ano de pandemia?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório