Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Vinte e sete concelhos em risco muito elevado de incêndio

Vinte e sete concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre e Castelo Branco apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vinte e sete concelhos em risco muito elevado de incêndio
Notícias ao Minuto

07:25 - 25/06/21 por Lusa

País Incêndios

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Lagos, Portimão, Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim (Faro), Almodóvar (Beja), Chamusca, Abrantes, Constância, Tomar, Vila Nova da Barquinha, Ferreira do Zêzere, Sardoal e Mação (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Gavião, Nisa, Castelo de Vide, Portalegre e Marvão (Portalegre).

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Lisboa, Setúbal, Leiria, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Porto e Bragança em risco elevado.

O risco de incêndio vai intensificar-se em algumas regiões de Portugal continental pelo menos até ao início da semana.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, temporariamente nublado por nuvens altas nas regiões Norte e Centro, e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante oeste a partir da manhã, soprando moderado a forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral Centro, pequena subida da temperatura mínima, exceto no Algarve, e subida da máxima no interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 37 (em Santarém).

Leia Também: Continente e Madeira em risco muito elevado de exposição aos UV

Recomendados para si

;
Campo obrigatório