Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 400 mil certificados digitais já emitidos em Portugal

Os serviços de saúde já emitiram, desde 16 de junho, mais de 400 mil certificados digitais da covid-19 da União Europeia (UE), anunciou hoje os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Mais de 400 mil certificados digitais já emitidos em Portugal
Notícias ao Minuto

19:58 - 24/06/21 por Lusa

País Covid-19

"Até ao momento, já foram emitidos mais de 400 mil certificados digitais covid da UE: certificado de vacinação; certificado de teste e certificado de recuperação" da infeção pelo vírus SARS-CoV-2, adiantou à agência Lusa fonte dos SPMS.

Desde 16 de junho que é possível solicitar este certificado, através do portal SNS 24, que comprova que o seu portador realizou um teste negativo de despiste da covid-19, que tem a vacinação completa ou que está recuperado da infeção.

No Conselho de Ministros de hoje, foi aprovado o decreto-lei que executa na ordem jurídica portuguesa e regulamenta esse certificado, que, a partir de 01 de julho, poderá ser usado nas viagens internacionais e, já esta semana, em eventos para os quais já era obrigatório apresentar um teste negativo para o coronavírus, como batizados, casamentos, eventos com mais de 500 pessoas no interior, ou 1.000 no exterior.

"Prevê-se que os Certificados Digitais Covid da UE possam ser utilizados em matéria de tráfego aéreo e marítimo, de circulação em território nacional e de acesso a eventos de natureza cultural, desportiva, corporativa ou familiar", especificou o comunicado do Conselho de Ministros.

O Governo decidiu também manter no próximo fim de semana a proibição de circulação para dentro ou para fora da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mas está previsto que quem tenha um certificado digital ou um teste negativo à covid-19 não fique sujeito a esta restrição.

Concebido para facilitar o regresso à livre circulação dentro da UE, este 'livre-trânsito', que deverá ser gratuito, funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, em formato digital e/ou papel, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos, e na língua nacional do cidadão e em inglês.

Leia Também: Aprovado decreto-lei que regulamenta certificado digital Covid-19 da UE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório