Meteorologia

  • 31 JULHO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Investimento nas renováveis pode trazer "boas notícias" para consumidores

O secretário de Estado Adjunto da Energia defendeu hoje, em Lisboa, que o investimento nas renováveis, rumo à neutralidade carbónica, apesar de implicar custos, pode trazer "boas notícias" para os consumidores ao nível da fatura da energia.

Investimento nas renováveis pode trazer "boas notícias" para consumidores
Notícias ao Minuto

15:58 - 23/06/21 por Lusa

Economia Ambiente

"Esta estratégia [para a neutralidade carbónica], no caso português, implica duplicar a nossa capacidade renovável instalada. Estamos a falar de investimentos significativos que têm de ser acelerados", afirmou João Galamba, que falava na Cimeira Económica e Comercial Transatlântica, organizada pela Câmara do Comércio Americana em Portugal.

Assim, as políticas públicas postas em prática têm um duplo objetivo: cumprir as metas e possibilitar "excelentes notícias para os consumidores", tendo em conta que "as renováveis são a forma mais barata de produzir energia".

Segundo o governante, a estratégia rumo à neutralidade carbónica constitui um "enorme desafio" para o qual Portugal olha com "particular otimismo".

Durante a sua intervenção, Galamba considerou ainda que, "se a maioria dos países está comprometida com a descarbonização, Portugal está duplamente comprometido", encarando-a com entusiasmo, uma vez que se afigura como uma "oportunidade de desenvolvimento económico e tecnológico".

O secretário de Estado da Energia sublinhou também ser importante estabelecer parcerias internacionais no âmbito da energia, particularmente, com os Estados Unidos.

"Transformar alguns produtos em 'commodities' mundiais só se fará, em particular, com os Estados Unidos", adiantou.

Já no que concerne às baterias, mercado "dominado em quase 90% pela China", João Galamba disse que a Europa e os Estados Unidos "têm que acelerar a sua presença".

Leia Também: Eletricidade. Anunciado despacho que permite poupar de 165 a 372 milhões

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório