Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Não é possível garantir que o futuro seja desta ou daquela maneira"

Ministra da Saúde assinalou que os números da pandemia continuam a crescer e que, embora o Governo esteja a fazer tudo para garantir que não há recuo no processo de desconfinamento, na realidade não é possível garantir que tal não venha a acontecer.

"Não é possível garantir que o futuro seja desta ou daquela maneira"
Notícias ao Minuto

12:54 - 23/06/21 por Notícias ao Minuto

País Pandemia

Questionada esta quarta-feira pelos jornalistas sobre a possibilidade de o país recuar no desconfinamento, Marta Temido lembrou que "estamos a lidar com um fenómeno que se reveste ainda de muitas incertezas", pelo que não é possível garantir que o futuro vai ser de uma forma ou de outra. 

"Não é possível garantir que o futuro seja desta ou daquela maneira. Podemos garantir é que tudo faremos para que isso não seja necessário", declarou. No entanto, "conhecemos a realidade dos números que estão a aumentar e ainda não estamos num momento em que os estejamos a ver a decrescer". 

Questionada sobre se a infeção em pessoas vacinadas pode afetar a adesão dos portugueses à vacinação, a ministra respondeu: "Penso que não. Espero que não".

"Vacinas não são milagres"

E lembrou que as "vacinas são efetivas e seguras", mas "não são milagres". "As vacinas são uma tecnologia, um medicamento, e têm o potencial de ter uma efetividade de 70, 80 ou mesmo 90%. Isso significa que a possibilidade de uma pessoa vacinada contrair a doença é reduzida em termos de probabilidade. Há sempre uma margem de risco, as vacinas não evitam completamente [a doença]". 

Neste contexto, Marta Temido sublinhou também os dias que as vacinas demoram até imunizarem as pessoas depois de serem inoculadas, assim como a importância da segunda dose.

"Vai haver necessidade de fazer reforços de vacinação"

"Sabemos que provavelmente haverá a necessidade de fazer reforços de vacinação e ainda desconhecemos muito sobre a necessidade desses reforços. Estamos a adquirir vacinas para 2022 que permitirão esses reforços", indicou. "Esta é uma doença nova, um vírus novo, por isso é que é necessário ter prudência na forma como lidamos com ele", reafirmou. 

Champions? "Não é possível reescrever a história"

Sobre as declarações de Angela Merkel acerca da realização da final da Liga dos Campeões em Portugal, Marta Temido disse que os controlos dos movimentos de circulação das populações são "um dos desafios que enfrentamos", frisando que estamos numa fase do combate à pandemia em que "cada vez mais há uma apetência por retomar a vida normal".

"Sabemos que as mutações e as variantes  não ficam reservadas a um determinado território", afirmou, lembrando as várias fases da pandemia. A limitação de circulação é uma medida para "ganhar algum tempo" para poder reagir melhor e Portugal está, neste momento,  a "ganhar algum tempo através de medidas não farmacológicas para poder vacinar mais".

A ministra admitiu por fim que se soubéssemos tudo o que sabemos hoje, provavelmente, poderíamos ter atuado em determinados momentos de outra maneira. "Mas não é possível reescrever a história", notou. 

Leia Também: AO MINUTO: Marta Temido não descarta recuo no desconfinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório