Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Amigos apanhados a recolher bivalves com garrafa de mergulho em Ílhavo

Multa pode chegar aos 25 mil euros.

Amigos apanhados a recolher bivalves com garrafa de mergulho em Ílhavo
Notícias ao Minuto

07:21 - 22/06/21 por Notícias ao Minuto

País bivalves

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 97 quilos de amêijoa-mancha, no valor de 1.940 euros, e equipamento de mergulho, esta segunda-feira, na Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os militares revelam que a apreensão foi feita depois de detetarem dois homens, de 33 e 35 anos, a capturar os bivalves através de mergulho com garrafa, ou seja, uma prática ilegal de captura, pois a apanha e a pesca submarina só são permitidas em mergulho em apneia.

No seguimento da ação foram elaborados dois autos de contraordenação por captura ilegal de bivalves, falta de exibição de certificado válido para mergulho recreativo e exercício de pesca em local interdito por constituir perigo para a saúde pública.

As coimas, tal como explica a GNR na mesma nota, podem ascender aos 25 mil euros.

Após as diligências policiais, os bivalves foram devolvidos ao seu habitar natural.

Recorde-se que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

Leia Também: GNR apreendeu 580 quilogramas de bivalves "imaturos" em Viana do Castelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório