Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 19º

Um dos corpos retirados de escola em Antuérpia é de um português

As equipas de resgate belgas já retiraram três corpos dos escombros. Ainda procuram duas pessoas.

Um dos corpos retirados de escola em Antuérpia é de um português
Notícias ao Minuto

10:01 - 19/06/21 por Notícias ao Minuto

País Colapso escola Antuérpia

As autoridades belgas conseguiram retirar três corpos dos escombros de uma escola primária em Antuérpia, que colapsou parcialmente esta sexta-feira. De acordo com o jornal local Gazet van Antwerpen, às 10h40 locais (menos uma hora em Portugal Continental) foram retirados dois corpos. Uma das vítimas mortais é de nacionalidade portuguesa, a outra é de nacionalidade romena. 

Às 12h54 locais, as autoridades informaram que retiraram mais um corpo dos escombros. 

Nesta altura, permanecem duas pessoas desaparecidas entre os escombros do edifício.

Uma das pessoas que chegou a ser dada como desaparecida esta sexta-feira foi encontrada num hospital, e está ferida. 

As informações relativamente a vítimas portuguesas foram contraditórias durante esta sexta-feira, com as autoridades belgas a não confirmarem a morte de portugueses, como chegou a informar o Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou à Lusa que a informação recebida através do Ministério homólogo belga foi de que havia três cidadãos portugueses mortos, na sequência do desabamento, mas que, no local, após a chegada do embaixador e do encarregado da secção consular, a proteção civil local contradisse essa informação.

Rei dos belgas visita hoje o local

O palácio real da Bélgica anunciou que Filipe, o rei dos belgas, vai visitar o local do desabamento da escola na tarde deste sábado.

Ontem, o rei Filipe já tinha falado por telefone com o presidente da Câmara de Antuérpia, Bart De Wever, a quem apresentou as condolências pelas vítimas desde desabamento. O monarca agradeceu ainda o trabalho dos serviços de emergência e das equipas de resgate.

Esta sexta-feira, por volta das 14h45 locais (13h45 em Portugal Continental) o andaime de uma escola em construção desabou no bairro de Nieuw Zuid, na cidade de Antuérpia, levando ao colapso subsequente de partes do prédio em questão.

Para além das duas vítimas mortais a registar, e dos três desaparecidos, 10 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas. 

[Notícia atualizada às 12h02]

Leia Também: Autoridades belgas não confirmam três vítimas portuguesas em Antuérpia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório