Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Parlamento dos Açores aprova prioridade para retirar amianto das escolas

Projeto de resolução do PSD foi aprovado por unanimidade.

Parlamento dos Açores aprova prioridade para retirar amianto das escolas
Notícias ao Minuto

16:21 - 18/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Amianto

O Parlamento açoriano aprovou, esta sexta-feira, que a remoção total de amianto nas escolas seja uma prioridade do Governo regional.

O projeto de resolução do PSD, para que o Governo Regional dê absoluta prioridade à remoção total de amianto dos edifícios escolares da rede de ensino público da Região, foi aprovado por unanimidade.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o PSD/Açores refere que, de acordo com a iniciativa, "a remoção de amianto dos edifícios de uso público é essencial, dada a toxicidade daquele material e o perigo que representa para a saúde".

"Conforme foi explicado pelo deputado Joaquim Machado, o processo de remoção de amianto das escolas “é um assunto de máxima importância, pelo que deve ser dada total prioridade à resolução de um problema que o anterior Governo Regional não resolveu”", pode ler-se.
 
O PSD recorda ainda que a anterior tutela se comprometeu em debelar a situação até ao final de 2017. "Em julho de 2019 esgotou-se o tempo previsto, uma década, sem que tivessem sido iniciadas as obras de remoção do amianto em três escolas: Rabo de Peixe, Arrifes e Lagoa", refere o documento.
 
Assim sendo, para os sociais democratas, caberá ao atual Governo regional dar prioridade a essas obras porque "a saúde dos alunos, professores, pessoal não-docente e demais membros da comunidade educativa deve estar em primeiro lugar".

Leia Também: Retirada de amianto das escolas deve estar concluída durante o verão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório