Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Fiscais de Loures suspeitos de corrupção suspensos de funções

O Tribunal de Loures decidiu hoje suspender de funções os oito fiscais da Câmara de Loures detidos na quarta-feira numa operação policial e proibir contactos com outros funcionários da autarquia, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Fiscais de Loures suspeitos de corrupção suspensos de funções
Notícias ao Minuto

23:29 - 17/06/21 por Lusa

País Câmara de Loures

Segundo a mesma fonte, os fiscais estão também proibidos de frequentar as instalações da Polícia Municipal de Loures ou de qualquer departamento da autarquia.

Os oito fiscais, pertencentes aos quadros da Câmara Municipal de Loures, foram detidos na quarta-feira, na sequência de uma operação da PJ que deteve 12 pessoas por suspeita dos crimes de corrupção passiva e de corrupção ativa, durante a operação "Embargo final", realizada através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção.

Nesta operação foram também detidos dois empreiteiros, um arquiteto e um empresário ligado a uma obra particular, que ficaram também sujeitos às medidas de coação de proibição de contactos.

Na quarta-feira, fonte da PJ explicou à Lusa que em causa estão situações relacionadas com vistorias e licenciamento de obras de construção civil no concelho de Loures, no distrito de Lisboa, em troca de contrapartidas financeiras.

"A investigação começou em maio de 2020, mas foram identificadas dezenas de situações. Há processos mais antigos, referentes a 2017, que dizem respeito à atuação dos fiscais", referiu a mesma fonte.

Durante a operação "Embargo final", realizada no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (Departamento de Investigação e Ação Penal de Loures), foram realizadas 18 buscas domiciliárias e 32 buscas não domiciliárias.

"Foram feitas buscas nas instalações da Polícia Municipal de Loures - não nas instalações do município -, residências dos detidos e algumas pessoas, locais de trabalho dos detidos, empresas e viaturas. Foram apreendidas quantias em dinheiro que tinham na sua posse, dentro de envelopes, com valores variáveis", disse a fonte policial.

Os detidos têm entre 44 e 64 anos e nas buscas participaram 84 efetivos da polícia.

Leia Também: Bernardino Soares manifesta "total apoio" às buscas da PJ em Loures

Recomendados para si

;
Campo obrigatório