Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Amadora com novas instalações para apoio a pessoas sem-abrigo

A Amadora tem a partir de hoje novas instalações para o 'Espaço Aberto ao Diálogo' (EAD), de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo, no âmbito do projeto 'Passa a Palavra', desenvolvido com a Comunidade Vida e Paz.

Amadora com novas instalações para apoio a pessoas sem-abrigo
Notícias ao Minuto

19:08 - 17/06/21 por Lusa

País Sem-abrigo

O novo espaço funcionará enquanto centro de dia e irá permitir reforçar as respostas já existentes para um maior número de pessoas, nomeadamente a nível da higienização e da alimentação que passará a ser uma refeição completa servida no interior das instalações, situação que antes não acontecia por falta de espaço, explicou à Lusa a funcionária da Câmara Municipal da Amadora e colaboradora do projeto 'Passa a Palavra', Sara Chaves. 

O novo EAD, com cerca de 380 metros quadrados, inclui novas respostas: o psicólogo que visitava o espaço duas vezes por semana estará disponível a tempo inteiro; haverá lavandaria, acesso à internet, dois balneários, para dividir os homens e as mulheres, e ainda ajuda na procura de emprego, acrescentou a funcionária.

A intervenção, realizada pela Câmara Municipal da Amadora, conta ainda com equipas técnicas de rua e com uma unidade móvel de atendimento.

O novo EAD foi inaugurado na presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que considerou o novo espaço "simbólico, porque mostra bem o que também é no terreno a implementação da Estratégia Nacional de Integração das pessoas em situação de Sem-abrigo".

"Este espaço tem aqui as várias vertentes e as áreas de intervenção no âmbito da estratégia: a identificação e sinalização das pessoas, a preocupação na reintegração social, o acompanhamento de emprego e também de alojamento", disse Ana Mendes Godinho, acrescentando que é fundamental a articulação de estratégias e salientando que "a estratégia nacional se faz da soma das estratégias locais e da sua integração".

Leia Também: Amadora apoia reabilitação energética e acessibilidade em edifícios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório