Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

A partir de hoje, pode pedir um dos três tipos de certificado Covid-19

Saiba como pedir o certificado digital Covid-19.

A partir de hoje, pode pedir um dos três tipos de certificado Covid-19
Notícias ao Minuto

09:20 - 17/06/21 por Melissa Lopes

País Covid-19

Os portugueses passam, a partir de hoje, a poder pedir os certificados digitais de vacinação contra a Covid-19, certificados de teste PCR negativo e de recuperação da doença através do portal do SNS24.

Os primeiros certificados (para pessoas vacinadas) começaram a ser emitidos ontem, sendo possível, a partir de hoje, solicitar qualquer um dos três tipos. 

De acordo com informação do Ministério da Saúde, Direção-Geral da Saúde (DGS) e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, para obter o certificado digital, os cidadãos devem aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretendem.

Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados.

Paralelamente, o Governo informou ontem que o sistema de verificação do Certificado Digital, através de uma aplicação móvel de leitura, se encontra "em fase de conclusão de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos demais países da União Europeia".

A verificação do Certificado Digital da Presidente da Comissão Europeia ontem à chegada a Portugal constituiu mais um desses testes, detalharam as autoridades.  Ursula von der Leyen, sublinhe-se, foi a primeira a testar em Portugal certificado da Covid-19.

De recordar que, de acordo com o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.

Segundo a orientação publicada na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), os certificados podem ser usados em todos os estados-membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Leia Também: Portugal começou a emitir certificados de vacinação. Saiba o que fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório