Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Previsão de trovoada e queda de granizo em seis distritos do Continente

Seis distritos do norte e centro de Portugal continental estão hoje, até às 21h00, sob aviso laranja devido ao mau tempo, com previsão de trovoada e queda de granizo, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Previsão de trovoada e queda de granizo em seis distritos do Continente
Notícias ao Minuto

15:43 - 16/06/21 por Lusa

País Mau tempo

De acordo com o IPMA, os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real e Braga estão sob aviso laranja desde às 13h19.

Além de trovada e queda de granizo, são previstas rajadas de vento em todos os distritos, sendo que no Porto e em Braga far-se-ão sentir em especial na parte leste dos territórios.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Portugal continental, em especial as regiões do interior norte e centro, poderá continuar nos próximos dias com aguaceiros, trovoadas e granizo, estando também prevista uma descida da temperatura máxima a rondar os 10 graus Celsius.

"Vamos continuar com condições para haver aguaceiros e trovoadas, mais prováveis nas regiões do interior norte e centro durante a tarde, e granizo. Nas regiões do litoral e região sul também há condições para períodos de chuva ou aguaceiros e muita nebulosidade, embora com abertas", disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação de instabilidade vai manter-se durante alguns dias.

"Hoje mais no interior norte e centro, amanhã [quinta-feira] pode chegar às serras do Algarve", disse.

Segundo Paula Leitão, entre hoje e quinta-feira está prevista uma descida da temperatura máxima de cerca de 10 graus.

A previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e possibilidade de rajadas de vento, já tinha levado o IPMA a emitir um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda a partir das 09:00 e até às 21:00 de hoje.

Leia Também: Mau tempo: Câmara de Tondela pede estado de calamidade para o concelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório