Risco de desmoronamento suspende obras na Igreja Matriz em Ponta Delgada

O "risco de desmoronamento do catavento" da torre da Igreja Matriz de Ponta Delgada "levou à suspensão da empreitada para reforço estrutural e recuperação" do imóvel classificado no centro histórico daquele concelho dos Açores, foi hoje anunciado.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
15/06/2021 14:18 ‧ 15/06/2021 por Lusa

País

Ponta Delgada

 

Em comunicado, a autarquia de Ponta Delgada explica que o "estado de degradação do teto da abóbada da torre, que suporta o catavento, não era expetável" e só veio a verificar-se "enquanto decorriam os trabalhos", pelo que "foi necessário interromper a obra e elaborar um novo projeto para a nova zona a intervir" para "garantir a segurança e respeito pela torre da Igreja Matriz".

Assim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, adianta que vai avançar para "um novo procedimento de contratação do adicional ao projeto inicial", para intervenção no catavento, estimando que "as obras sejam retomadas durante o mês de julho".

A estrutura de suporte do relógio da torre da Igreja Matriz, na freguesia de São Sebastião, no centro histórico de Ponta Delgada, está "num estado de degradação bastante avançado", devido à "grande salinidade existente no ar e à exposição, ao longo de décadas, a condições meteorológicas adversas", de acordo com a Câmara.

"Quanto mais se agrava" a situação, "mais folgas são transmitidas aos ponteiros", o que origina "um desfasamento de alguns minutos entre a posição dos ponteiros e a hora real", explica ainda a autarquia.

A empreitada para reforço estrutural e recuperação da torre do relógio da Igreja Matriz contempla a melhoria estrutural do edifício, a recuperação de uma plataforma anteriormente existente que permita "o fácil e seguro acesso à cúpula para manutenção da mesma" e instalação elétrica e iluminação cénica da Igreja.

Leia Também: Covid-19. Açores com 22 novos casos e 48 recuperações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas