Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Açores estão "cada vez mais de olhos postos" na "retoma da normalidade"

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que a região está "cada vez mais de olhos postos" na "retoma da normalidade" perante a pandemia da covid-19, considerando o processo de vacinação um "sucesso".

Açores estão "cada vez mais de olhos postos" na "retoma da normalidade"
Notícias ao Minuto

18:26 - 14/06/21 por Lusa

País Governo Regional

"Estamos cada vez mais de olhos num futuro de retoma de normalidade, mais do que lamento relativo ao pretérito epidemiológico e sanitário de constrições várias", afirmou hoje o líder regional, citado em nota de imprensa.

As declarações do chefe do executivo regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM surgiram a propósito da receção de uma delegação da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo no palácio de Sant'Ana, sede da presidência do governo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Bolieiro afirmou que o atual processo de vacinação nos Açores tem sido um "sucesso", pelo que existe a "expectativa" de a região alcançar a imunidade de grupo "rapidamente".

"Este calendário [para atingir a imunidade] está cada vez mais acelerado. Estamos politicamente e cientificamente enquadrados neste percurso de expectativas positivas", apontou Bolieiro.

O arquipélago dos Açores conta presentemente com 346 casos positivos ativos, sendo 343 em São Miguel, dois na Terceira e um no Faial.

Não há cadeias de transmissão local ativas e foram extintas 203 até ao presente. 

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 5.942 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 5.429 pessoas e morrido 33.

"Desde 31 de dezembro de 2020 e até 04 de junho, foram administradas nos Açores 146.999 doses de vacina contra a covid-19, correspondentes a 92.036 pessoas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 54.963 pessoas com ambas as doses", no âmbito do Plano Regional de Vacinação, adiantou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.797.342 mortos no mundo, resultantes de mais de 175,5 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Discotecas abrem em Madrid dia 21. EMA defende vacina da AZ

Recomendados para si

;
Campo obrigatório