Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Dia do Dador de Sangue: Instituto português apela à doação dos jovens

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação deixou um agradecimento a todos os cidadãos que realizaram dádivas de sangue este ano e sublinhou a importância do investimento "na promoção da dádiva entre os mais jovens". 

Dia do Dador de Sangue: Instituto português apela à doação dos jovens
Notícias ao Minuto

10:22 - 14/06/21 por Notícias ao Minuto

País Dia do Dador de Sangue:

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) deixou, esta segunda-feira, uma nota de agradecimento a todos os dadores de sangue no país e deixou um apelo aos jovens, no dia em se assinala o Dia Mundial do Dador de Sangue. 

"Queremos neste dia agradecer aos dadores de sangue e criar uma consciência pública mais ampla sobre a necessidade da dádiva de sangue regular, benévola e voluntária; encorajar os jovens, reconhecendo o seu potencial enquanto parceiros na promoção da saúde, a abraçar este movimento e inspirar outros a realizar este gesto humanitário", pode ler-se numa mensagem da presidente do conselho diretivo do instituto, Maria Antónia Escoval, divulgada, esta manhã, em comunicado. 

Ainda que em Portugal se tenha assistido nos últimos meses "a alguma estabilidade na reserva estratégica de sangue e componentes sanguíneos", o IPST sublinhou que, para essa reserva ser mantida, é necessário que os dadores "façam a sua dádiva de forma regular e faseada ao longo do tempo". 

Por isso, considerando que no país se verifica um envelhecimento populacional, torna-se "ainda mais importante investir na promoção da dádiva entre os mais jovens". 

O instituto lembra que o apelo à dádiva de sangue entre os mais novos é um dos focos em destaque no tema deste ano escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial do Dador de Sangue:'Dê sangue e mantenha o mundo a pulsar'. Segundo o IPST, esta é uma campanha virada, em particular, para "o papel dos jovens, sendo este grupo populacional, cheio de idealismo, entusiasmo e criatividade, extremamente importante para desenvolver iniciativas que visam a obtenção de sangue seguro".

Por fim, o IPST reitera o agradecimento a todos os cidadãos que fizeram dádivas de sangue em 2021, sobretudo durante a pandemia e o confinamento, bem como "às Federações e a todo o movimento associativo e seus dirigentes, pelos valiosos serviços prestados à comunidade".

Leia Também: Federação de dadores de sangue reivindica dispensa no dia da dádiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório