Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Detido suspeito de burlas por MBWay em mais de 200 mil euros

A Polícia Judiciária acredita que o prejuízo das vítimas burladas pelo suspeito ultrapasse os 200 mil euros.

Detido suspeito de burlas por MBWay em mais de 200 mil euros
Notícias ao Minuto

11:09 - 09/06/21 por Notícias ao Minuto

País MBWay

A Polícia Judiciária de Aveiro deteve, fora de flagrante delito, um homem de 23 anos que está indiciado pelos crimes de falsidade informática, burla informática agravada e acesso ilegítimo através do MBWay. 

O detido, revela a autoridade em nota enviada às redações, terá desenvolvido desde 2018 um sistema de acesso às contas bancárias de inúmeras vítimas, que anunciavam a venda de bens em plataformas online de comércio de artigos usados.

O jovem, defende a PJ, convencia as vítimas a aderirem ao MBWay para receberem o pagamento. No momento da adesão, "ardilosamente", o suspeito levava as vítimas a associaram os seus cartões bancários a um telemóvel que era controlado por si. 

Com este procedimento, o acusado teve acesso a "largas dezenas de contas bancárias, efetuando movimentos de retirada dos fundos existentes" no valor que se estima que ultrapasse os 200 mil euros. A Judiciária revela que, em mais de 700 lançamentos analisados, que ocorreram no espaço de 20 meses, foram encontrados depósitos a favor do suspeito no valor de 150 mil euros, ou seja, uma média de cerca de 8 mil euros por mês. 
 
Esta ação envolveu a "obtenção de informações junto de entidades sediadas fora da jurisdição nacional, que permitiram indiciar o suspeito, desde 2018, na utilização de plataformas de negociação online", nomeadamente nos mercados Forex, CFDs, Criptomoedas, Commodities e de pagamentos através de carteira virtual. 

O detido foi presente às Autoridades Judiciárias na comarca de Aveiro para primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações bi-diárias, proibição de utilização de meios eletrónicos e proibição de contactos.

Leia Também: Com dúvidas? Eis os conselhos da PJ para não cair em burlas com MBWay

Recomendados para si

;
Campo obrigatório