Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Portugal vai receber turistas americanos com certificado de vacinação

Anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Portugal vai receber turistas americanos com certificado de vacinação
Notícias ao Minuto

17:52 - 08/06/21 por Tomásia Sousa com Lusa

País Covid-19

A partir da próxima semana, vão ser restabelecidas as viagens não essenciais dos Estados Unidos para Portugal para pessoas que já tenham o certificado de vacinação, anunciou esta tarde, em Arouca, o ministro da Economia.

Pedro Siza Vieira falava na apresentação da nova campanha do Turismo de Portugal de promoção do país, lá fora e cá dentro: “Tempo de Ser | Time to Be”, referindo que o plano "faz parte do nosso plano de reativação do turismo".

"Vamos ter oportunidade, já nesta semana, de assegurar a reabertura das viagens não essenciais a partir dos Estados Unidos para Portugal para as pessoas que tenham certificado de vacinação, tudo conforme a recomendação do Conselho Europeu", afirmou. "Julgo que na próxima semana teremos condições de ter isto a funcionar."

Isso significa que visitantes provenientes do território norte-americano "com duas vacinações completas de uma marca reconhecida pela Autoridade Europeia do Medicamento poderão fazer viagens não-essenciais a partir da próxima semana".

A medida surge na sequência da aprovação pela presidência portuguesa da União Europeia do regulamento dos certificados de viagem relativos à Covid-19, o que, segundo o governante, visa sobretudo "assegurar que há critérios uniformes de circulação de pessoas" dentro do território europeu.

"O que quisemos assegurar é que os cidadãos que cumprissem os mesmos requisitos dentro da União Europeia pudessem recuperar essa liberdade de circulação", declarou Pedro Siza Vieira.

O ministro acredita que a mobilidade aérea retomará a normalidade "nas próximas semanas ou nos próximos meses" porque os planos de vacinação "estão a ser executados a grande velocidade em toda a Europa", mas diz que, entretanto, o foco das entidades do setor deve ser outro.

"Temos que continuar a fazer o nosso trabalho independentemente de decisões de outros estados", defendeu o governante, em referência à decisão do Reino Unido de retirar Portugal da sua lista verde.

Continuaremos a trabalhar no sentido de criar as melhores condições para que quem nos queira visitar possa vir em segurança. Existe uma procura por viagens que, neste momento, está reprimida por decisões administrativas, sanitárias e de outra natureza. Quando normalizarmos a situação sanitária e tivermos capacidade de retomar a mobilidade aérea, o que toda a gente estima que possa ocorrer durante o verão, vamos recuperar já este ano alguma atividade turística", explicou.

A estimativa do Governo é que, no final de 2021, Portugal possa estar com "um nível de visitantes estrangeiros e de receitas turísticas ligeiramente acima do ano passado".

"É difícil porque estivemos praticamente quatro meses com toda a atividade turística em níveis muitíssimo reduzidos e teremos que fazer um grande esforço na segunda metade do ano, mas achamos que é possível", concluiu Pedro Siza Vieira.

A retoma das viagens não essenciais com os Estados Unidos é anunciada no dia em que Portugal deixou a lista verde de viagens internacionais do Reino Unido, passando para a 'lista amarela'.

A decisão, anunciada na quinta-feira, motivou o regresso antecipado de milhares de turistas britânicos que tinham viajado para Portugal, sobretudo para o Algarve.

Os viajantes de países na 'lista amarela' estão sujeitos a restrições mais apertadas, nomeadamente uma quarentena de 10 dias e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia após a chegada, enquanto a 'lista verde' isenta de quarentena. A medida será revista no prazo de três semanas.

[Notícia atualizada às 20h34]

Leia Também: AO MINUTO: 23% da população vacinada. EMA estuda Moderna para jovens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório