Europol poderá monitorizar planos de recuperação e resiliência

A Europol pode vir a monitorizar o desenvolvimento dos planos de recuperação devido à pandemia de covid-19, de Portugal e dos restantes países da União Europeia, afirmou hoje um representante português na agência europeia de polícia.

Europol

© Getty Images

Lusa
08/06/2021 15:44 ‧ 08/06/2021 por Lusa

País

Covid-19

 

O representante de Portugal no Conselho de Administração da Europol, Veríssimo Santos Milhazes, foi hoje ouvido, a pedido do PS, numa audição conjunta das comissões de Assuntos Europeus e dos Assuntos Constitucionais sobre as "principais linhas de atuação" da agência e o impacto das propostas de alteração ao seu regulamento.

Santos Milhazes explicou que o centro europeu do crime económico e financeiro, onde trabalham cinco portugueses, "poderá ter alguma intervenção no sentido de monitorizar" como vão ser desenvolvidos estes planos em Portugal e nos outros Estados-membros, "mas sem qualquer tipo de competência ou intervenção".

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) terá 7.700 milhões de euros de apoios dedicados às empresas, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) aprovado em abril no Conselho de Ministros.

Estão previstos 5.000 milhões de euros de apoios diretos às empresas e 2.700 milhões de apoios indiretos, a executar até 2026, no âmbito do PRR.

Leia Também: Operação da Europol contra crime organizado faz mais de 800 detidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas