Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Centro de vacinação na António Aroso passa para instalações do Exército

O centro de vacinação contra a convid-19 no Porto na antiga escola António Aroso fechou, sendo agora os utentes vacinados no Regimento de Transmissões do Exército, na Circunvalação, afirmou hoje fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

Centro de vacinação na António Aroso passa para instalações do Exército
Notícias ao Minuto

12:18 - 08/06/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à Lusa, a mesma fonte referiu que aquelas instalações do Exército, localizadas na Estrada da Circunvalação, na zona do Viso, têm "toda a capacidade para responder à população inscrita".

Os utentes que, entretanto, fizeram agendamento da vacina para a antiga escola António Aroso serão contactados por telefone para ficar a par da alteração e receberão também confirmação do agendamento através de SMS, acrescentou a fonte da ARS-N.

À porta da antiga escola António Aroso, na freguesia de Aldoar, há uma informação aos utentes que dá conta de que aquele centro "passou para o Regimento de Transmissões Militar (Quartel), situado na Estrada da Circunvalação e com entrada pela Rua 14 de Agosto".

A escolha daquela escola para um dos centros de vacinação no Porto recebeu críticas por parte da população, uma vez que, devido a uma avaria na plataforma elevatória, muitos dos idosos que ali se deslocaram tiveram de subir 15 degraus por ausência de uma rampa.

"Logo a seguir a um portão que dá acesso do exterior para a escola encontra-se uma plataforma elevatória, [mas] que apenas serve de adorno pois está avariada e, assim sendo, as pessoas que têm mobilidade reduzida têm muita dificuldade em subir os degraus", indicou o utente Fernando Silva, numa denúncia enviada à Lusa, em 23 de fevereiro.

A Câmara do Porto aprovou, em outubro, a cedência por meio ano das instalações da antiga Escola Básica António Aroso à ARS-N, para alargamento da Área Dedicada aos Doentes Respiratórios no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Porto Ocidental.

O município assinalou que o estabelecimento de ensino foi solicitado pelo ACeS Porto Ocidental, que informou a autarquia sobre a falta de espaço para o alargamento da capacidade de resposta da sua Área Dedicada aos Doentes Respiratórios.

Na mesma altura, em resposta à Lusa, a ARS-N revelava que a antiga escola deveria estar operacional durante o mês de novembro, após obras de adaptação.

A pandemia de provocou pelo menos 3.731.297 mortos no mundo, resultantes de mais de 173,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.036 pessoas dos 853.034 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Embaixadores da Unicef pedem doação de vacinas aos países do G7

Recomendados para si

;
Campo obrigatório