Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Agendamento de vacina já está disponível para pessoas com mais de 43 anos

Possibilidade foi aberta na tarde desta segunda-feira. Grande maioria das pessoas que agendarem agora serão vacinadas a partir de 21 de junho.

Agendamento de vacina já está disponível para pessoas com mais de 43 anos
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/06/21 por Tomásia Sousa com Lusa

País Covid-19

Já está disponível, desde esta segunda-feira, o autoagendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 43 anos ou mais.

Até esta tarde, na plataforma de autoagendamento da Direção-Geral da Saúde, a opção só estava disponível para pessoas a partir dos 45 anos.

A task force que coordena o plano de vacinação em Portugal já tinha anunciado que pretendia, na semana de 6 de junho, começar a vacinar a faixa etária dos 40 aos 49 anos e, na semana de 20 de junho, o grupo dos 30 aos 39.

Uma fonte da 'Task Force' adiantou hoje à agência Lusa que "os maiores de 43 anos já podem fazer o autoagendamento" e que "a grande maioria" verá o seu pedido concretizado a partir de 21 de junho.

A mesma fonte disse ainda estimar que o autoagendamento da vacinação para maiores de 40 anos ocorra também esta semana.

O portal destinado ao autoagendamento entrou em funcionamento em 23 de abril, contemplando agora as pessoas acima dos 43 anos, depois de ter sido aberto para maiores de 45, 50, 55, 60 e 65 anos.

Para agendar a hora e data da sua vacinação, recorde-se, tem de se dirigir a https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento/ e seguir os habituais quatro passos. 

São eles: 

  1. Selecione aqui o local e a data para a vacinação mais conveniente para si;
  2. Será contactado por SMS pelo número 2424 com a confirmação da data, hora e local de vacinação;
  3. Responda ao SMS para confirmar o agendamento;
  4. Desloque-se até ao local de vacinação, no dia e hora escolhidos para receber a sua primeira dose da vacina.

Notícias ao Minuto Se tem 43 anos ou mais já pode agendar online a toma da vacina© Reprodução DGS  

De acordo com o jornal Público, já há pessoas a partir dos 40 anos a ser convocadas por mensagem ou chamada para receberem a vacina.

Apesar disso, o agendamento online passou a ser hoje possível para a faixa etária a partir dos 43, ao contrário do que vinha a ser hábito, que era abrir essa opção de cinco em cinco anos por ordem decrescente.

Neste momento, 40% da população portuguesa, incluindo nas Regiões Autónomas, já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e mais de 22% já tem o esquema vacinal completo.

Ao todo, já foram administradas seis milhões de doses de vacinas, sendo cerca de 3,8 milhões primeiras doses e 2,2 milhões segundas doses.

[Notícia atualizada às 17h25]

Leia Também: Vacinação dos adolescentes é "uma questão de tempo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório