Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Gangue detido usava reboque para furtar viaturas. "Preferencialmente BMW"

Quatro homens foram detidos e três deles ficaram em prisão preventiva. Grupo 'movia-se' nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal.

Gangue detido usava reboque para furtar viaturas. "Preferencialmente BMW"
Notícias ao Minuto

16:26 - 04/06/21 por Notícias ao Minuto

Auto PSP

Quatro homens, com idades entre os 40 e 43 anos, foram detidos pelo  Comando Metropolitano de Lisboa da Policia de Segurança Pública (PSP) através da Divisão Policial de Sintra, no dia 31 de maio, nas localidades de Loures, Amadora e Cascais. São suspeitos da autoria material de crimes de furto qualificado, falsificação e associação criminosa.

As detenções ocorreram, explica a PSP em comunicado, na sequência de uma investigação no âmbito de um processo delegado pelo DIAP de Sintra. Polícias da Esquadra Investigação Criminal da Divisão Policial de Sintra, desde maio de 2020, "identificaram e procederam à monotorização de um grupo de indivíduos que se dedicava ao furto de componentes de viaturas na via pública, furto de motociclos e velocípedes no interior de garagens e furto e viciação de viaturas nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal".

Os arguidos já tinham "antecedentes criminais por crimes análogos", sendo que "dois deles já tinham cumprido pena de prisão efetiva".

"O referido grupo, com uma estrutura organizada e hierarquizada", prossegue a nota, "procedia a um prévio reconhecimento de locais e viaturas alvo, utilizando para o efeito viaturas furtadas, algumas de elevada cilindrada para poderem eximir-se ao contacto policial em caso de serem detetados, sendo que numa fase inicial, procediam ao arrombamento de garagens e furtavam velocípedes e motociclos, dedicando-se também nessa fase ao furto de jantes e componentes de automóveis na via pública".

Numa segunda fase, o grupo, "com auxílio de um reboque", dedicou-se ao "furto de viaturas, preferencialmente da marca BMW ou de alta cilindrada, sendo que, após furtarem as viaturas, os arguidos através de meios e conhecimentos eletrónicos, reprogramavam as centralinas e faziam chaves codificadas para que as viaturas ficassem a funcionar, procedendo noutro local à adulteração dos números VIN, e apondo-lhe as matrículas correspondentes a esses números de identificação de veículos, para posteriormente colocar as viaturas no comércio".

Nesta ação, a PSP apreendeu 22 viaturas furtadas, algumas das quais falsificadas, um reboque, diversos componentes automóveis, blocos de chassi e jantes, material informático e eletrónico para programação de centralinas e codificação de chaves, diversas chapas de matrículas, chapas VIN, duas caixas de punções para marcação de números de Chassi e ainda diversas ferramentas.

Presentes ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste, três arguidos ficaram em prisão preventiva e o outro suspeito ficou obrigado a apresentações bissemanais

Leia Também: Ocupação máxima de bancos traseiros de táxis e TVDE a partir de dia 14

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório