Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Desconfinamento. Nenhum concelho retrocede e Lisboa mantém-se em alerta

O Governo fez nova atualização, esta quarta-feira, da lista de concelhos que seguem e dos que não avançam no plano de desconfinamento. Não há, esta semana, nenhum recuo mas há dois concelhos que seguem 'mais atrás'.

Desconfinamento. Nenhum concelho retrocede e Lisboa mantém-se em alerta
Notícias ao Minuto

17:07 - 02/06/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Na sequência do Conselho de Ministros desta quarta-feira, António Costa destacou, quanto à evolução dos concelhos no nível de desconfinamento, que há, "basicamente, uma estabilização relativamente à semana anterior". 

De acordo com comunicado relativamente à aplicação das medidas a nível territorial a que o Notícias ao Minuto teve acesso, não há nenhum concelho a retroceder no plano de desconfinamento. 

Há, porém, dois concelhos que não avançam e se mantêm na 3.ª fase de 19 de abril, são eles a Golegã e Odemira. 

Arganil e Montalegre são, por sua vez, os dois concelhos que avançam no nível de desconfinamento esta semana para a 4.ª e última fase do plano, onde se encontra a quase totalidade do território continental.

Quanto à situação de alerta, há três entradas: Braga, Cantanhede e Castelo de Paiva e três concelhos que se mantêm, designadamente Lisboa, Salvaterra de Magos e Vale de Cambra. 

De salientar também que há quatro concelhos que saem desta situação de alertam, a saber: Chamusca, Tavira, Vila do Bispo e Vila Nova de Paiva. 

Notícias ao Minuto Síntese do Mapa de Risco© DR

De recordar que o Governo decidiu hoje manter a atual matriz de risco, mas vai passar a diferenciar os territórios de baixa densidade populacional, em relação aos restantes, que só recuam no desconfinamento se excederem o dobro do limiar de risco atualmente fixado.

"Mantendo a matriz, ela será aplicada distintamente nos territórios de baixa densidade e nos territórios de alta densidade", afirmou o primeiro-ministro, explicando que nos primeiros só serão aplicadas restrições se excederem o dobro dos limiares fixados para a generalidade do território nacional.

Leia Também: O que vai mudar no plano de desconfinamento com a chegada do verão?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório