Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Politécnico da Guarda cria curso de análise de dados devido à procura

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) criou um curso técnico superior profissional (CTeSP) em Análise de Dados, que foi hoje anunciado pela instituição como o primeiro nesta área no ensino público em Portugal.

Politécnico da Guarda cria curso de análise de dados devido à procura
Notícias ao Minuto

15:24 - 02/06/21 por Lusa

País Guarda

A iniciativa visa dar resposta ao "desafio da transformação digital e elevada procura do mercado por analistas de dados", informa em comunicado enviado à agência Lusa o IPG, presidido por Joaquim Brigas.

"O objetivo é preparar profissionais com formação de base em ciências informáticas e estatística para trabalhar em setores como saúde, indústria, comércio e serviços", adianta.

Citado na nota, Joaquim Brigas realça que se trata de "uma aposta estratégica do Politécnico da Guarda na área da ciência dos dados, que está em clara expansão e onde se regista uma elevada carência de profissionais no mercado de trabalho".

"A Análise de Dados é uma área emergente devido à acelerada evolução tecnológica e à necessidade de gerir e de criar conhecimento a partir da enorme quantidade de informação que é processada diariamente", salienta, por sua vez, a diretora do CTeSP, Cecília Rosa.

Com duração de dois anos, o curso vai "preparar técnicos para criarem e administrarem bases de dados, para dominarem armazéns de dados e, sobretudo, para extraírem conhecimento a partir dos dados, transformando-os em informação inteligente", refere o IPG.

O último semestre do curso superior decorrerá "em contexto laboral, numa das empresas ou instituições públicas parceiras" do Instituto Politécnico da Guarda.

Outro novo CTeSP do IPG visa preparar "guias da natureza" para o ecoturismo, na sequência de uma proposta da Associação Geopark Estrela, refere a diretora do curso, Ana Lopes.

"O objetivo é que os formandos sejam capazes de realizar, de uma forma autónoma, ou integrados em equipas, projetos de interpretação e educação patrimonial, natural e cultural, contribuindo para a promoção dos territórios", de acordo com a mesma nota.

Leia Também: Politécnico de Bragança: Mais de 60% dos alunos testados voluntariamente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório