Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo reitera defesa de equilíbrio "entre o facilitismo e o alarmismo"

O Presidente da República partilhou o balanço que apresentou ao homólogo búlgaro sobre o atual estado da crise sanitária em Portugal.

Marcelo reitera defesa de equilíbrio "entre o facilitismo e o alarmismo"
Notícias ao Minuto

22:12 - 01/06/21 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República encontra-se, esta terça-feira, em Sófia, na Bulgária, no âmbito de uma visita oficial ao país. 

Em declarações aos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa recordou que não gosta "de falar de questões internas no estrangeiro". 

Ainda assim, o chefe de Estado partilhou o balanço que apresentou ao presidente búlgaro Rumen Radev sobre a situação epidemiológica em Portugal, num momento em que o Governo poderá, amanhã, apresentar novas etapas de desconfinamento, após ter sido apresentada uma proposta por peritos na última reunião no Infarmed. 

Quanto à vacinação no país, o Presidente da República disse ter referido que, entre a população que já está imunizada (cerca de 1,9 milhões), as pessoas que já receberam a primeira dose da vacina (perto de 3,5 milhões) e os infetados (quase 900 mil), Portugal já conta com cerca "6 milhões de pessoas que num esforço grande de vacinação foram cobertas, nomeadamente, os grupos de risco". 

Por outro lado, Marcelo Rebelo de Sousa referiu ainda que explicou ao homólogo Rumen Radev que o país está numa "posição de equilíbrio, entre evitar que haja um desrespeito das normas sanitárias em grandes aglomerações e a abertura da economia e da sociedade, atendendo ao avanço da vacinação". 

"É aquele equilíbrio que tenho definido entre o facilitismo e o alarmismo. Foi assim que fiz o ponto de situação", rematou. 

O Presidente da República encontra-se numa visita oficial à Bulgária entre esta terça-feira e quinta-feira, durante a qual fará uma intervenção sobre as perspetivas de futuro da Europa na Universidade de Sófia.

Leia Também: Marcelo incentiva parlamentos a "papel reforçado" para resolver crises

Recomendados para si

;
Campo obrigatório