Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

SEF em situação estável na Madeira mas número de funcionários não é ideal

O número de funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na Madeira "não é ideal" face à saída do Reino Unido da União Europeia, mas a situação no arquipélago é de "estabilidade", disse hoje o diretor regional da instituição.

SEF em situação estável na Madeira mas número de funcionários não é ideal
Notícias ao Minuto

17:35 - 01/06/21 por Lusa

País SEF

"Estamos a adaptarmo-nos à nova realidade pós-Brexit, por causa dos cidadãos do Reino Unido que têm um modelo de controlo, neste momento, diferente", afirmou César José Inácio, reforçando: "A nossa missão é adaptarmo-nos, corrigir algumas situações e seguir em frente".

O diretor regional do SEF falava após uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, no Funchal, para apresentação de cumprimentos.

"Num momento pré-Brexit, o número de funcionários do SEF [na região autónoma] seria suficiente. É um número que dá resposta a muitas das questões que temos, só que não será o número ideal", sublinhou César José Inácio, que assumiu recentemente as funções de diretor regional.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras dispõe de cerca de 30 elementos no arquipélago.

Na segunda-feira, a chegada à região de, pelo menos, sete voos oriundos do Reino Unido motivou atrasos no desembarque dos passageiros, mas o novo diretor regional do SEF considera que se tratou de uma situação pontual.

"Houve um contexto diferente, que resulta do pré-aviso de greve e da requisição civil, e isso condicionou a atividade dos funcionários face à chegada dos voos provenientes do Reino Unido", explicou, sublinhando que, apesar de alguma demora, o controlo decorreu de forma "normal e fluida".

César José Inácio admite que o novo modelo de controlo dos cidadãos do Reino Unido, um dos principais mercados emissores de turistas para a Madeira, condiciona a operação nos aeroportos, mas sublinha que a situação poderá ser alterada no futuro.

"Não é um dossiê fechado, porque a União Europeia continua a trabalhar com o Reino Unido no sentido de criar plataformas de entendimento e o modelo poderá, naturalmente, vir a evoluir", disse.

Leia Também: Sindicato do SEF anuncia suspensão de avisos de greves até sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório