Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Autarca de Braga defende remunicipalização integral da água e lixo

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje ser defensor da remunicipalização integral da empresa de águas, efluentes e resíduos do concelho (Agere), mas lembrou que é preciso ter dinheiro para comprar a participação privada.

Autarca de Braga defende remunicipalização integral da água e lixo
Notícias ao Minuto

21:33 - 31/05/21 por Lusa

País Braga

Ricardo Rio sublinhou que a empresa vale "largas dezenas de milhões de euros" e que o consórcio privado que detém 49 por cento da empresa não vai ter "solidariedade social" na hora de avaliar o preço da sua participação.

"Sou defensor da remunicipalização, não há qualquer interesse particular em que se mantenha assim", vincou.

Disse que, no entanto, "há que ter meios" para financiar a operação, mas adiantou que a remunicipalização é um objetivo "que qualquer presidente da Câmara deve ter como prioridade".

A questão foi levantada pela vereadora da CDU, Bárbara Barros, durante a discussão do Relatório de Gestão e Contas de 2020 da Câmara e das empresas municipais, que aponta para um resultado positivo da Agere de 6,7 milhões de euros.

A vereadora comunista disse que este resultado dá mais força à pertinência da remunicipalização da empresa, que assim não teria de dividir os lucros pelos privados.

A Agere surgiu da transformação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento em Empresa Pública Municipal, no dia 01 de janeiro de 1999.

O seu capital foi detido a 100% pela Câmara de Braga até 22 de abril de 2005, dia foi efetuada a venda de 49% do capital social ao consórcio de empresas formado pela ABB, a DST e a BragaParques (GESWATER, SGPS).

Leia Também: Lisboa, Porto e Braga formam o Top 3 dos distritos mais pesquisados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório