Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Terminou fase de resposta aos Censos. Maioria chegou por via digital

O período de resposta aos Censos já terminou. Se ainda não respondeu, será contactado por uma equipa para que o faça, evitando assim o pagamento de uma multa.

Terminou fase de resposta aos Censos. Maioria chegou por via digital
Notícias ao Minuto

19:37 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

País Censos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) revela, esta segunda-feira, que terminou hoje, dia 31 de maio, a fase de resposta aos Censos 2021, mas as equipas de recolha vão continuar a contactar e notificar os alojamentos que ainda não responderam. 

Desde o dia 5 de abril, foram distribuídas pelos recenseadores mais de 4,5 milhões de cartas com os códigos  de  resposta aos Censos e a maioria chegou por via digital (99,3%). Esta resposta "expressiva pela Internet permitiu que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país", refere o INE em comunicado.
  
As respostas em papel no Censos 2021, saliente-se, foram residuais, não ultrapassando os 0,4% do total (50% nos Censos de 2011).

Considerando que o recenseamento da população e da habitação é de resposta gratuita e obrigatória, o INE irá assegurar que, após o dia 31 de maio, "as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido. Só em último caso, aquando de recusa absoluta em responder aos Censos 2021, o INE irá aplicar as coimas previstas na lei". 

Os primeiros resultados dos Censos 2021, ainda que preliminares, serão apresentados até meados de agosto, enquanto que os definitivos serão disponibilizados até ao último trimestre de 2022, com uma apresentação de resultados provisórios até fevereiro. 

Leia Também: Censos: CNPD critica INE por falta de segurança no tratamento de dados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório