Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Alunos de freguesia de Aveiro recebem bicicletas para ir à escola

Os alunos de Aradas, em Aveiro, vão ter bicicletas para se habituarem a pedalar para a escola, numa iniciativa da Junta de Freguesia, revelou hoje fonte da autarquia.

Alunos de freguesia de Aveiro recebem bicicletas para ir à escola
Notícias ao Minuto

14:45 - 28/05/21 por Lusa

País Aveiro

A junta de Aradas adquiriu mais de 40 bicicletas e capacetes que serão repartidos entre todos os estabelecimentos de ensino da freguesia, dando início à implementação de um projeto destinado a realizar atividades de mobilidade sustentável.

Visando aumentar a sensibilidade, a compreensão das crianças e a necessidade de adotar práticas ambientalmente sustentáveis, o Dia da Criança é assinalado com uma atividade de mobilidade sustentável, no âmbito do projeto, no Largo Acácio Rosa, abrangendo 257 crianças do ensino pré-escolar público e privado.

"Sendo intenção da Junta de Freguesia alargar o projeto a todas as crianças do ensino básico da freguesia, nos próximos anos, esta aposta da Junta no uso da bicicleta torna-nos a Junta de Freguesia portuguesa com maior rácio de bicicletas disponibilizadas por número de alunos do ensino público, com uma bicicleta por cada quatro crianças do pré-escolar", destaca em nota de imprensa.

É ainda referido que, atualmente, os números nacionais são de uma bicicleta para mais de 10 alunos, segundo dados recolhidos no estudo "Volta a Portugal, em busca, da Bicicleta".

"Num esforço para criar boas práticas no uso da bicicleta, a Junta de Freguesia de Aradas aposta no projeto Pré POP, o qual tem como principal objetivo realizar atividades de educação para a mobilidade sustentável, dirigidas a crianças do pré-escolar (dos 2 aos 5 anos), incluindo crianças com NEENEE'S, que visem aumentar a sua sensibilidade e compreensão para a necessidade de adotar práticas ambientalmente sustentáveis", acrescenta.

Previstas no projeto estão várias ações "capazes de aumentar a destreza e capacidades motoras das crianças no uso da bicicleta, desenvolver as suas capacidades criativas para reciclar e reutilizar, educá-las para o respeito por todos, condutores, peões e utilizadores de qualquer meio de transporte, e estimulá-las para a adoção de práticas amigas do Ambiente e comportamentos cívicos adequados".

No Dia da Criança, que se assinala na terça-feira, será desenvolvida uma atividade lúdica com música, dança e figurantes nas escolas básicas da freguesia, sendo que no conjunto de ações deverão ser abrangidas mais de 580 crianças.

Leia Também: Bloco critica projeto habitacional a custos controlados em Aveiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório