Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Está fora de questão regresso ao Estado de Emergência", afirma Marcelo

O Presidente da República lembrou que a situação na região de Lisboa e Vale do Tejo tem de ser analisada tendo em conta o processo de vacinação que está em curso. Passa a bola ao Governo no que toca a eventual recuo no desconfinamento em Lisboa.

"Está fora de questão regresso ao Estado de Emergência", afirma Marcelo
Notícias ao Minuto

19:23 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

Momentos depois do Governo ter anunciado as novas medidas a implementar na região de Lisboa e Vale do Tejo, e que vão passar pelo reforço da testagem e a aceleração na vacinação como resposta ao aumento de casos, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu.

O Presidente da República salientou que a atual situação na região de Lisboa e Vale do Tejo deve ser avaliada tendo em conta o processo de vacinação em curso, com a administração de vacinas em número significativo aos grupos de risco.

O chefe de Estado descartou o regresso ao Estado de Emergência.

Questionado sobre o possível recuo no plano de desconfinamento em Lisboa, Marcelo referiu que "quem tem competência para fazer essa avaliação é o Governo". De seguida, esclareceu que "em todo o caso está fora de questão o regresso ao Estado de Emergência".

Para o Presidente da República, há um "dado diferente do que acontecia há um ano, que é a vacinação", que deve ser colocado na balança quando se avalia a situação em Lisboa e Vale do Tejo. 

"Uma coisa é fazer o apelo que tenho feito, nomeadamente aos mais jovens, para que, até ao momento em que possam ser vacinados, não desconfinarem a ritmos tais que façam elevar o número de casos de um modo desproporcionado. Outra coisa é dizer que isso tem o mesmo efeito que teria se não houvesse a vacinação dos grupos de risco e em número muito significativo", assinalou Marcelo Rebelo de Sousa. 

"A cada momento tem de ser feita a reavaliação, evitando que suba muito o número de casos", acrescentou o chefe de Estado. 

[Notícia atualizada às 19h30]

Leia Também: AO MINUTO: LVT com testagem em massa. Vacinação vai ser acelerada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório