Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Português que alegava sofrer de amnésia no Brasil detido pelo SEF

Sob o homem pendiam dois mandados de detenção e condução. Foi repatriado para Portugal.

Português que alegava sofrer de amnésia no Brasil detido pelo SEF
Notícias ao Minuto

15:37 - 25/05/21 por Notícias ao Minuto

País Brasil

Um cidadão português que foi detetado no Brasil e alegava sofrer de amnésia foi detido, esta terça-feira, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Sob ele pendiam dois mandados de detenção e condução.

Numa nota enviada às redações, o SEF explica que foi hoje detido, no Aeroporto de Lisboa, "um cidadão português sobre o qual pendiam dois mandados de detenção e condução, no âmbito de diversos processos de burla, quando este chegava do Brasil".

A detenção, prossegue o comunicado, "ocorreu na sequência de comunicação da Procuradoria Geral da República, relativamente a um cidadão repatriado de São Paulo, Brasil, para Portugal, sobre o qual, e após as diligências efetuadas, o SEF veio a apurar a existência das referidas pendências judiciais".

O cidadão nacional "terá sido detetado no Brasil pelos serviços diplomáticos portugueses, alegando sofrer de amnésia", tendo os serviços "procedido ao seu repatriamento para Portugal".

Será esta tarde presente às autoridades judiciais para aplicação das medidas de coação.

De recordar que, em abril passado, um homem foi encontrado na Praça da Sé, no centro de São Paulo, no Brasil, sem memória ou identificação, tendo sido encaminhado para uma unidade hospitalar. Posteriormente, foi identificado por amigos como sendo Pedro Duarte, um português com 50 anos. 

De acordo com um dos conhecidos, Pedro costumava ir ao Brasil duas vezes por ano e, em fevereiro passado, disse que tinha sido assaltado e pediu-lhe dinheiro. Já em março, contou que voltaria para Portugal, mas desapareceu até ao momento em que foi encaminhado para o hospital

Já segundo a imprensa brasileira, suspeita-se que o português tenha entrado no país de forma ilegal, já que a Polícia Federal não tinha registo da entrada de ninguém com aquele nome no Brasil. 

A Record TV adiantou ainda que o homem, além de ser procurado pelas autoridades portuguesas, aplicou pelo menos cinco 'golpes' no Brasil. Ao programa 'Balanço Geral', uma das vítimas, cujo pai tem uma pousada, revelou que Pedro Duarte esteve hospedado na unidade de hotelaria e fugiu sem pagar. 

Leia Também: Português com amnésia encontrado no Brasil é procurado por burlas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório