Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Poluição da aviação. Processo contra ativistas segue para inquérito

Os jovens ativistas que no sábado foram detidos em Lisboa durante um protesto contra a poluição provocada pelos aviões foram hoje ouvidos em tribunal, que decidiu que o processo avança para fase de inquérito.

Poluição da aviação. Processo contra ativistas segue para inquérito
Notícias ao Minuto

21:45 - 24/05/21 por Lusa

País Aviação

Os jovens detidos pertencem ao movimento ambientalista Climáximo e são acusados de desobediência a ordem de dispersão de reunião pública e atentado à segurança rodoviária.

"Temos menos de dez anos para cortar três quartos das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal e mais aviação é como ligar o fogão a gás numa casa em chamas" diz, citada num comunicado do movimento hoje divulgado, Inês Teles, uma das acusadas.

O movimento diz também no documento que o Estado tem agora oito meses para decidir se quer continuar a criminalizar a conduta dos ativistas ou se quer antes garantir que "há menos aviões, mais ferrovia e uma transição justa para os trabalhadores".

Depois do protesto de sábado e da detenção dos ativistas, apoiantes do Climáximo concentraram-se na esquadra onde estavam os ativistas e hoje estiveram também à porta do tribunal, em solidariedade com os detidos, refere o movimento no comunicado, que promete "continuar a luta" e voltar às ruas no outono "para bloquear umas das infraestruturas mais poluentes de Portugal".

No sábado os manifestantes protestaram na zona das chegadas do aeroporto contra a poluição provocada pelos aviões, rumando depois para a Praça do Aeroporto (Rotunda do Relógio), onde cortaram o trânsito. O protesto, que levou às detenções por parte da PSP, teve como objetivo exigir mais transportes ferroviários e menos aviões.

Leia Também: Lisboa: PSP deteve 26 manifestantes no protesto contra poluição de aviões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório