Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Há falta de reagentes no laboratório da ASAE, denuncia sindicato

A falta de reagentes, como defende a Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, compromete as investigações no âmbito da Segurança Alimentar.

Há falta de reagentes no laboratório da ASAE, denuncia sindicato
Notícias ao Minuto

15:57 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia ASAE

A Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) denuncia, esta segunda-feira, a falta de reagentes no Laboratório da ASAE, que "compromete investigações no âmbito da Segurança Alimentar". 

A Associação, refere o comunicado enviado às redações, tem vindo a alertar a Direção  da  ASAE  e  o Secretário  de  Estado  do Comércio, Serviços e Defesa  do Consumidor para a "perigosidade da  falta  de  orçamento  do Organismo, comprometendo gravemente a sua atividade e o cumprimento da sua missão pela falta de meios aos mais variados níveis". 

A ASF-ASAE revela, aliás, que, no caso da intoxicação alimentar que ocorreu nas escolas de Beja, não foi possível fazer análises laboratoriais aos géneros alimentícios no seu Laboratório de Segurança Alimentar (LSA) por falta de reagentes e outros consumíveis.

Foi necessário, para tal, recorrer a outra entidade, o que, aos olhos da ASF-ASAE, demonstra a "fragilidade da ASAE, a quem compete assegurar a Segurança Alimentar". 

Refere ainda a Associação que o Laboratório de Segurança Alimentar "é uma mais  valia  da  ASAE,  tendo  um  papel  primordial  para  o  controlo  das atividades económicas no setor alimentar, prestando ainda um conjunto alargado de serviços externos, ensaios físico-químicos, de autenticidade alimentar, microbiológicos e sensoriais em alimentos, constituindo desta forma também uma fonte de receitas próprias da ASAE". 

A Associação  Sindical vai mais longe e denuncia também que há processos-crime  relacionados  com  a  Segurança  Alimentar,  delegados  na ASAE por determinação do Ministério Público, que estão parados há mais de meio ano. Em causa está o facto de o Laboratório "não  ter  capacidade para  a  realização de  exames/perícias  necessárias  para  o  apuramento  dos factos.  Estas situações têm  vindo  a  ser  comunicadas  desde  2020  até  à  presente data, quer à Direção da ASAE quer à Secretaria de Estado, que até ao momento não tiveram capacidade para resolver o problema". 

Apesar de, em 2020, o Laboratório de Segurança Alimentar ter tido um investimento aproximado de 1 milhão de euros provenientes de fundos comunitários–FEDER para a sua modernização, "até ao momento nada mudou". O Laboratório, acredita o Sindicato, "está a definhar em cada dia que passa, não usufruindo das suas capacidades nem tão pouco para tirar dividendos através das receitas que poderiam advir do mesmo". 

Alinhada com a Secretaria de Estado, a direção da ASAE "tem orquestrado uma campanha de marketing sobre o bom funcionamento da ASAE que em nada corresponde à realidade. A ASAE está completamente refém do sucessivo desinvestimento que tem sido alvo, com uma capacidade operacional cada vez mais comprometida e limitada", termina. 

Leia Também: ASAE apreende 1,3 milhões de ovos a empresa da Região Centro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório