Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Altamente desprestigiante que julgamento tenha de começar de novo"

Julgamento sobre responsabilidade dos incêndios em Pedrógão Grande começou hoje em Leiria. Morreram 66 pessoas e 250 ficaram feridas.

"Altamente desprestigiante que julgamento tenha de começar de novo"
Notícias ao Minuto

12:45 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

País Pedrógão Grande

Ricardo Sá Fernandes, advogado do assistente e representante de familiares das vítimas de Pedrógão Grande, apontou que "o Tribunal, aparentemente, já terá despachado e decidido que o recurso do Ministério Público tem um efeito devolutivo". De recordar que a juíza que preside ao coletivo decidiu começar o julgamento mesmo existindo um recurso do Ministério Público pendente.

Em termos práticos, explicou à saída do tribunal de Leiria, significa que "se o Ministério Público tiver razão e se lhe for dada razão pela Relação, o trabalho que vamos ter durante as próximas sessões será todo anulado"

"Se o Tribunal da Relação der razão ao Ministério Público, a produção de prova que será produzida até essa data será toda anulada. Isso preocupa-me, claro que me preocupa", acrescentou o advogado, considerando que "teria sido preferível dado efeito suspensivo a este recurso". "Não prestigiará a Justiça se isso acontecer". 

Se o recurso tiver provimento e o Ministério Público tiver razão, "será altamente desgastante e desprestigiante que este julgamento tenha de começar de novo", indicou Sá Fernandes.

O julgamento dos incêndios para apurar responsabilidades nos incêndios de Pedrógão Grande, que iniciou hoje no Tribunal Judicial de Leiria, foi interrompido devido à greve dos funcionários judiciais.

Aos arguidos são imputados crimes de homicídio por negligência e ofensa à integridade física por negligência, alguns dos quais graves. Estes são o comandante dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Augusto Arnaut, então responsável pelas operações de socorro, dois funcionários da EDP e três da Ascendi, e o ex-presidente da Câmara de Castanheira de Pera Fernando Lopes.

Os presidentes das Câmaras de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, Jorge Abreu e Valdemar Alves, respetivamente, também foram acusados. O antigo vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande José Graça e a então responsável pelo Gabinete Florestal deste município, Margarida Gonçalves, estão igualmente entre os arguidos.

Aos funcionários das empresas, autarcas e ex-autarcas, assim como à responsável pelo Gabinete Técnico Florestal, são atribuídas responsabilidades pela omissão dos "procedimentos elementares necessários à criação/manutenção da faixa de gestão de combustível", quer na linha de média tensão Lousã-Pedrógão, onde ocorreram duas descargas elétricas que desencadearam os incêndios, quer em estradas, de acordo com o Ministério Público.

Neste caso, destaca-se a Estrada Nacional 236-1, que liga Castanheira de Pera a Figueiró dos Vinhos, onde ocorreu a maioria das mortes.

O MP relata que na tarde de dia 17 de junho de 2017 registaram-se dois incêndios no concelho de Pedrógão Grande, que acabaram por se unificar ao final do dia, num processo designado de "encontro de frentes", que conduz a um mecanismo de comportamento "extremo de fogo".

O incêndio foi considerado extinto cinco dias depois, em 22 de junho. A área ardida foi de 24.164,6 hectares, abrangendo, além Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, Alvaiázere e Ansião, todos no distrito de Leiria.

Os prejuízos apontados pelo Ministério Publico são de "pelo menos 90.325.487,84 euros".

[Notícia atualizada às 12h55]

Leia Também: Pedrógão Grande: Julgamento começou mas greve obrigou a interrupção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório