Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Acervo pessoal de Vinicius de Moraes ganha 'site' para consulta 'online'

Mais de 11 mil documentos do escritor brasileiro Vinicius de Moraes serão disponibilizados para consulta 'online', num projeto que digitalizou o seu acervo pessoal, depositado no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Acervo pessoal de Vinicius de Moraes ganha 'site' para consulta 'online'
Notícias ao Minuto

16:09 - 21/05/21 por Lusa

País Música

A partir de 27 de maio, poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros, discursos, cartas e notas deste acervo pessoal de Vinicius de Moraes estarão disponíveis para consulta 'online' no 'site' (acervo.viniciusdemoraes.com.br), organizado pelo grupo VM Cultural.

Os promotores do projeto, que contou com a coordenação e participação de Julia Moraes e Marcus Moraes, respetivamente neta e sobrinho-neto de Vinicius de Moraes, informam que o 'site' foi criado para "preservar digitalmente o arquivo, incentivar a pesquisa e democratizar o acesso à obra do poeta, compositor, dramaturgo, jornalista e diplomata 'carioca'", como se lê num comunicado hoje divulgado.

São seis mil registos que contemplam mais de 11 mil documentos originais, entre manuscritos e datiloscritos, totalizando mais de 34 mil imagens digitalizadas.

Ao percorrer o acervo, particularidades do processo de criação do poeta brasileiro são reveladas em anotações, correções, trechos refeitos ou cortados.

"Do ponto de vista de quem quer entender os processos literário e criativo, o acervo é muito rico. É um mapa da criação. Não são só acertos, ali estão os erros também. Acredito que isso valorize todos os artistas", avaliou Julia Moraes.

O acervo está dividido em três grandes séries - Correspondência, Produção Intelectual e Documentos Diversos - traduzindo-se, na sua grande maioria, em poemas, textos em prosa, letras de música, peças, roteiros/argumentos, discursos, notas e cartas que revelam amplas trocas intelectuais, ao longo de quase 50 anos.

Os documentos poderão ser consultados por meio de um sistema de busca 'online'.

Revisto e atualizado, o inventário completo do acervo estará disponível gratuitamente para 'download', permitindo uma busca 'off-line' também.

Entre os destaques do acervo há cartas, cartões e telegramas de destacados nomes da literatura, da música e do cinema do Brasil e do mundo, além de missivas com políticos, familiares, amigos e editores.

A produção intelectual de Vinicius de Moraes é apresentada numa documentação abrangente que ilustra o extenso campo de atividades nas quais ele se dedicou ao longo da vida, como a poesia, textos em prosa, artigos, peças, letras de música, espetáculos, guiões de cinema, discursos, entrevistas e traduções.

Na área musical, são mais de 260 letras. Assim como os poemas, muitas têm mais de uma versão. Destacam-se "Insensatez", "Chega de Saudade", "Canto de Ossanha" (quatro versões), "Canção do Amanhecer" (nove versões), "Por Toda a Minha Vida", "Tarde em Itapoã", "Samba da Bênção" e "A Minha Namorada".

Os responsável pelo projeto também digitalizaram a documentação completa sobre a "Sinfonia da Alvorada", poema sinfónico composto por Vinicius e Tom Jobim, a pedido do ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek e do arquiteto Oscar Niemeyer, para a inauguração da cidade de Brasília.

O Acervo Digital Vinicius de Moraes tem o patrocínio do Ministério do Turismo e do Itaú, com realização da VM Cultural.

Leia Também: Spotify revela as músicas mais populares da final da Eurovisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório