Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

GNR investiga derrame de combustível em ribeira no concelho de Leiria

A GNR está a investigar o derrame de combustível para uma ribeira na freguesia da Maceira, concelho de Leiria, estando em curso medidas para a sua contenção, disse à agência Lusa fonte do Comando Territorial de Leiria.

GNR investiga derrame de combustível em ribeira no concelho de Leiria
Notícias ao Minuto

16:38 - 20/05/21 por Lusa

País Leiria

Segundo a mesma fonte, o derrame de fuelóleo para o domínio hídrico, cuja quantidade é desconhecida, "terá ocorrido na sequência do rebentamento de uma conduta".

"Das averiguações preliminares tudo indica tratar-se de um acidente", afirmou esta fonte da GNR, explicando que "foi possível conter o derrame na ribeira, pelo que tudo indica que não atingirá outros cursos de água do concelho".

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria adiantou, pelas 16:00, que no local estão 20 elementos apoiados por 11 veículos, da Agência Portuguesa do Ambiente, GNR, Autoridade Marítima da Nazaré, bombeiros, e serviços municipais de Proteção Civil de Leiria e Marinha Grande.

De acordo com o CDOS, o alerta chegou às autoridades às 10:49.

Fonte do Serviço Municipal de Proteção Civil de Leiria referiu que "o derrame atingiu uma ribeira e, face a isso, estão a ser criados procedimentos de tamponamento para que o combustível não atinja maior alcance".

"Neste momento decorre a remoção do material e, como medida de prevenção, a jusante deste local, na Costa de Cima, temos dois outros locais preparados para fazer o tamponamento, caso algum material consiga espalhar-se, para o reter nesses dois pontos", esclareceu.

Os trabalhos estão também a ser acompanhados pela vereadora com o pelouro do Ambiente da Câmara de Leiria, Ana Esperança, e em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Batalha, acrescentou a fonte da Proteção Civil de Leiria.

"Todo o nosso trabalho é para evitar que o derrame alcance o rio Lis", esclareceu.

Fonte oficial da cimenteira Secil, que detém a Fábrica Maceira Liz, onde se registou o derrame, precisou que "ocorreu esta manhã uma rutura num tubo de alimentação de fuelóleo" naquela fábrica. A rutura "provocou um derrame deste combustível numa zona limitada da fábrica", explicou.

Esta fonte oficial da Secil salientou que "deste derrame interno resultou uma escorrência residual de combustível para a rede de águas pluviais que atingiu um troço limitado da ribeira da Maceira".

"Quando detetado este incidente, procedeu-se à contenção do derrame dentro da fábrica e foram alertadas as autoridades", referiu, adiantando que "uma empresa especializada em controlo ambiental já iniciou trabalhos de contenção e recolha de combustível em troços pontualmente afetados no leito da ribeira".

"A contenção foi rápida e eficaz e não houve danos em qualquer outro meio hídrico, pelo que se estima que este impacto seja muito limitado, temporário e reversível", realçou a fonte oficial, adiantando que aquela "equipa de limpeza prosseguirá os trabalhos de deteção e remoção de vestígios de combustível".

Segundo a mesma fonte, foi prestada "toda a informação e colaboração às entidades competentes presentes no local, para garantir a máxima eficiência das equipas intervenientes".

Leia Também: Colisão entre navios na China causa derrame de 400 toneladas de crude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório