Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Projeto da UTAD quer compreender cancro animal e humano no Norte

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai aplicar cerca de 500 mil euros no projeto 'OneHcancer' que pretende contribuir para uma melhor compreensão do cancro animal e humano no Norte de Portugal, foi hoje anunciado.

Projeto da UTAD quer compreender cancro animal e humano no Norte
Notícias ao Minuto

10:13 - 20/05/21 por Lusa

País UTAD

"Este projeto irá contribuir para uma melhor compreensão do cancro animal e humano na região Norte de Portugal, em que os avanços do conhecimento a partir dos animais não humanos poderão ser alvo de aplicação em pessoas e vice-versa", afirmou Luís Cardoso, investigador e docente da academia, citado num comunicado divulgado pela UTAD, localizada em Vila Real.

Liderado pelo Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), o projeto "One health concept in animal cancer -- OneHcancer" (Um conceito de saúde no cancro animal) foi aprovado recentemente e conta com um financiamento de cerca de 500 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A iniciativa pretende estudar neoplasias em animais e humanos numa abordagem 'One health' (uma só saúde) e vai seguir três linhas de investigação: cancro em animais de companhia "filling the gap", cancro em animais de produção de pecuária, recorrendo à abordagem de "uma só saúde", e redução de fatores cancerígenos em carnes e produtos cárneos.

Segundo especificou a UTAD, a primeira linha vai investigar o cancro em animais de companhia e em humanos, nomeadamente a ocorrência de neoplasias em cães, assim como linfomas em cães e gatos, onde será feita análise de dados e comparação com resultados humanos.

Na linha dois, o foco estará no cancro em animais de produção, nomeadamente no gado no Norte de Portugal em explorações, quintas e matadouros.

Por fim, será estudada a redução de fatores cancerígenos em carnes e produtos cárneos, nomeadamente nos padrões de consumo de carnes vermelhas e carnes processadas, e os fatores de risco associados.

O projeto, que tem a duração de dois anos, integra todos os investigadores do CECAV e envolve também elementos do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e do Centro de Química de Vila Real, ambos da UTAD.

O CECAV faz parte do Laboratório Associado AL4AnimalS, que junta três Centros portugueses de investigação e desenvolvimento, exclusivamente dedicados à Ciência Animal e Veterinária.

Leia Também: Prevenção "fulcral". 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório