Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Intoxicação de crianças. ASAE recolhe alimentos e instaura processo-crime

Origem da intoxicação alimentar de dezenas de crianças é um centro cultural e social responsável pelo fornecimento de refeições em cinco escolas dos Agrupamentos de Escolas números 1 e 2 de Beja. Entre outros alimentos recolhidos, ASAE apreendeu 240 ovos com validade expirada.

Intoxicação de crianças. ASAE recolhe alimentos e instaura processo-crime
Notícias ao Minuto

09:10 - 20/05/21 por Melissa Lopes

País Beja

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deslocou-se a Beja, no final da última terça-feira, após a hospitalização de dezenas de crianças no Centro Hospitalar de Beja,  que "evidenciavam sintomas de natureza infeciosa ou tóxica, potencialmente causados pelo consumo de alimentos".

A autoridade apurou que a origem da intoxicação alimentar estava centralizada num centro cultural e social responsável pelo fornecimento das refeições em cinco escolas dos Agrupamentos de Escolas números 1 e 2 de Beja.

Das diligências realizadas levadas a cabo pela ASAE, dá conta a autoridade em comunicado, resultou a instauração de um processo-crime, por corrupção de substâncias alimentares ou medicinais, e a apreensão de vários géneros alimentícios. Entre os quais 240 ovos (com validade expirada) e 40 kg de produtos alimentares ("por suspeitas de se encontrarem anormais avariados").

Foram ainda recolhidas oito amostras dos alimentos ali confecionados e constantes da ementa semanal, que serão alvo de análise pelo Laboratório de Segurança alimentar da ASAE.

No comunicado, a ASAE faz referência a 70 crianças foram hospitalizadas no decorrer desta situação. No entanto, na terça-feira as autoridades disseram que se tratava de 35 crianças - com idades entre os três e os 10 anos - e seis adultos (todos eles receberam alta hospitalar). 

Leia Também: Suspeita de intoxicação alimentar leva crianças ao hospital em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório