Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Braga

Em causa estão suspeitas de corrupção. A autarquia já confirmou as buscas, confirmando apenas que foram recolhidos "elementos relativos a processos urbanísticos".

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Braga
Notícias ao Minuto

13:43 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

País Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária de Braga esteve, na manhã desta quarta-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Braga. 

A informação foi avançada pelo Minho, que indica ainda que em causa estarão suspeitas de corrupção que visam o diretor municipal do Urbanismo, Zamith Rosas.

Fonte da PJ adiantou à agência Lusa que as buscas "não visam o atual nem o anterior executivo camarário", acrescentando que a diligência se insere numa investigação em curso a cargo da PJ de Braga e que serviu para "recolha de documentação" relativa a "questões de urbanismo".

Contactada pela Lusa, fonte oficial da autarquia referiu que as buscas "se cingiram ao gabinete do atual diretor municipal do Urbanismo, António Zamith Rosas, um quadro técnico do município".

A mesma fonte disse, porém, desconhecer as razões das buscas, sublinhando que "prestou toda a colaboração" aos inspetores da PJ, que abandonaram as instalações do município ao final da manhã desta quarta-feira.

De acordo com o Minho, Zamith Rosas, antigo vereador da Câmara de Vila Verde, já tinha sido arguido num processo judicial relacionado com um concurso para admissão de funcionário. Na altura, indica o jornal, o vereador foi absolvido. 

Mais tarde, em comunicado enviado às redações, a Câmara Municipal de Braga confirmou as buscas, garantindo a sua "plena colaboração" com as autoridades tendo-se disponibilizado "para prestar todo o apoio necessário ao bom desenvolvimento do trabalho das instâncias de investigação".

"Não sendo do conhecimento deste Município a natureza da investigação em curso, resta-nos reiterar a disponibilidade para contribuir para o cabal esclarecimento de toda e qualquer questão que possa surgir, em defesa do bom nome da instituição e dos seus colaboradores", refere a autarquia, sem confirmar a origem das buscas.

[Notícia atualizada às 17h54]

Leia Também: Câmara de Braga quer criar berçários e creches em todo o concelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório