Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Imprensa britânica destaca "regras restritas" de Portugal nas praias

O jornal Mirror destaca a necessidade de uso de máscaras nas praias, bem como o sistema de semáforos utilizado durante o verão em Portugal.

Imprensa britânica destaca "regras restritas" de Portugal nas praias
Notícias ao Minuto

11:36 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A imprensa britânica destacou, esta quarta-feira, as regras para o acesso às praias e zonas balneares em Portugal, fazendo notar o fluxo de turistas que, desde segunda-feira, têm chegado ao sul do país. 

"Turistas em Portugal enfrentam regras restritas da Covid, incluindo máscaras faciais em praias movimentadas", escreve o britânico Mirror, sublinhando as regras estabelecidas pelo Governo no contexto de pandemia, que entraram em vigor esta quarta-feira, de acordo com o diploma publicado em Diário da República.

Além das máscaras, o jornal britânico destaca ainda o sistema de semáforos, já adotado no ano passado, e que permite aos veraneantes avaliar a lotação da praia. 

Na segunda-feira, assim que Portugal integrou a lista verde de viagens do Reino Unido, chegaram a Faro mais de 5 mil britânicos, indica o Mirror, que falou com responsáveis pelo turismo algarvio para analisar o impacto do turismo britânico. 

João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, indicou ao meio de comunicação que "muitos dos hotéis [da região] estão completamente lotados, embora nem todos. Portanto, tudo o que posso dizer é que as pessoas têm de fazer a reserva o mais depressa possível". 

Destacando que a procura tem sido "fenomenal", João Fernandes revelou ainda que o feedback que recebe dos hotéis revela uma elevada procura por parte das famílias do Reino Unido. 

Especialistas ouvidos pela agência Lusa defendem que a elevada taxa de vacinação no Reino Unido e a obrigatoriedade de um teste negativo à Covid-19 à chegada permite a Portugal assumir o "risco controlado" de receber cidadãos britânicos. 

"Temos de correr um risco. Esse risco, pelo lado do Reino Unido, é minimizado pela elevada taxa de cobertura vacinal e pela realização de um teste PCR à chegada para Portugal. Também temos condições que são favoráveis, como o facto de termos a população com maior risco devidamente vacinada", adiantou à Lusa o pneumologista Filipe Froes.

A secretária de Estado do Turismo teve oportunidade de fazer um "balanço positivo" do alívio das restrições aos turistas provenientes da União Europeia e do Reino Unido e espera que o país garanta a "segurança" e uma "experiência de excelência".

A responsável governamental portuguesa explicou que recebeu "vários testemunhos" que indicam que "correu bem" a forma como foram recebidos os britânicos e tratada a burocracia à chegada. 

Na segunda-feira eram esperados no aeroporto de Faro 17 voos com 5.500 passageiros do Reino Unido, naquele que foi o primeiro dia em que os britânicos puderam viajar para Portugal sem terem de fazer quarentena no regresso.

Leia Também: Secretária de Estado do Turismo faz balanço positivo de abertura do setor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório